Olá, caros amantes de trens do Brasil!
Assim que terminei, tive a ideia de postar de maneira mais imediata, embora bastante atrasada, vamos tratar hoje do trem chinês da Supervia, o CNR série 3000!
Uma história louca, moderna e curiosa, que prossegue por meio de uma variação de lotes até hoje.
Bem, vamos conhecer um pouco de sua história e ver os desenhos. ;)
Este é o CNR série 3000 da Supervia, fabricado em 2011
A frota 3000 da Supervia é composta hoje por 100 TUE's fabricados na China desde 2011 pela CNR (CRRC Changchun Railway Vehicles) e iniciaram suas operações nas linhas cariocas em 2012.
O primeiro lote era de 30 unidades, totalizando 120 carros.
Em 2014 e 2015 foram adquiridas mais 70 composições que entre 2014 até 2016 foram entrando em operação nas linhas.
Rico e moderno, os famosos chineses vem alcançando sucesso em diversos setores por ser o mais original em design, possuir tudo que há de mais moderno, é dos mais baratos e possui equipamentos ágeis e confortáveis.
Cada TUE seria de 4 carros em salão único, com 8 portas largas por carro.
Ele também conta até hoje com câmeras de vigilância, câmeras externas para o operador, monitores que indicam as estações e posição, leitores internos e externos em led, espaço para cadeirantes e falas automáticas.
Hoje vemos TUE's de 8 carros, mesmo que, em cada 4 carros, o salão seja único.
Este é o CNR série 3000 da Supervia em novo padrão, fabricado em 2014
Uma curiosidade entre alguns TUE's da série 3000, é de por exemplo, a unidade 3001 foi entregue com adesivos em pró de comemorar as olimpíadas, que foram retirados para a inserção de adesivos adequados com vagões femininos - somente para mulheres.
A mesma unidade também fez parte da inauguração da nova Estação Manguinhos.
Já no caso da unidade 3007, o para-brisas foi estilhaçado devido a um ato vândalo.
No entanto, em toda a frota até hoje, é alertado que todos os usuários retirem as mãos das portas durante a abertura e fechamento, pois foi relatado que, um usuário foi gravemente ferido (ou apenas foi mutilado). Já não era certo estar apoiado nas portas durante a viagem.
Dedico esta postagem a todos os amantes ferroviários de todo o Brasil e aos usuários que gostam e admiram os trens da CPTM, Supervia, CBTU entre várias companhias nacionais.
Como sempre, estou indo atrás de mais histórias e dados específicos para desenhar mais trens para disponibilizar para vocês.
O blog não tem mais parado, então, fiquem ligados! ;)
Estrutura: Aço Inox
Fabricante: CNR
Fabricação: 2011
Origem: China
Ano de Operação: 2012
Portas: 8 por carro
Formação: 4 carros em salão único e 8 carros
Unidades: 100 no total