sexta-feira, 6 de setembro de 2013

TUE Kawasaki Toshiba (Série 4800 da CPTM)

Olá, queridíssimos internautas!
Como prometido eu venho a este blog mais uma vez para postar os desenhos do único trem da CPTM que era de Bitola Métrica e de Aço Carbono, história muito vivenciada por este TUE, desde o Japão até o Brasil, os famosos e simpáticos 'Trens Japoneses'.
Vamos ver por que o início foi um tanto melhor do que o fim de sua circulação.
Vejamos então os desenhos.

Este é o Kawasaki Toshiba em fase padronizada pela EFS (Estrada de Ferro Sorocabana).

Fabricado em 1957 no Japão pela empresa de nome Tokyo Shibaura (Toshiba), o nosso Kawasaki Toshiba chegou ao Brasil pelo navio Kantu Maru, recebido no porto de Santos - SP no mesmo ano. Com o afim de preencher a modernização das linhas urbanas de trem da época, em Bitola Métrica, feito em Aço Carbono, com equipamentos da empresa Kawasaki, assentos estofados e com apenas 6 portas por carro (folha única). A EFS que administrava as atuais linhas 8 Diamante e 9 Esmeralda, solicitou um lote de entrega de trens elétricos nos anos de 1950, pois os trens eram de locomotivas a vapor que puxavam vagões passageiros feitos em madeira. Com a necessidade e a demanda que crescia assim foram feitos os planos de eletrificação nas vias e a entrega dos trens japoneses.

Este é o Trem Kawasaki Toshiba com o padrão de identificação da EFS, já com uma alteração na máscara.

Algum tempo se passou, os trens estavam atendendo trechos entre Julio Prestes e Sorocaba, Osasco e Jurubatuba. No entanto o tempo que continuara se passando, até meados de 1977, a EFS já não estava mais administrando tais linhas citadas acima, o comando foi passado para a FEPASA (Ferrovia Paulista Sociedade Anônima). Esta companhia tinha como plano, solicitações de lotes de entrega dos trens que atualmente conhecemos como Francorail série 5000 vindos da França. Logo os trens japoneses foram deslocados para as extensões operacionais dessas mesmas linhas, na Zona Oeste ele atendia o trecho de Itapevi a Sorocaba e Rio Claro.

Este é o Trem Kawasaki Toshiba já em fase da FEPASA, alterações foram feitas, plataformas nas portas foram instaladas e mais uma modificação na máscara foi feita.

Este é o Trem Kawasaki Toshiba em novo padrão da FEPASA, ganhou apelido de Toshiba Rio Claro por ligar Itapevi a cidades do interior paulista. Creio eu que ele era numerado como UC4800.

Na atual Linha 9 Esmeralda ele atendia a Extensão Operacional que continha estações humildes.
Na atual Linha 8 Diamante ele ainda atendia o trecho de Itapevi ao interior paulista, estando na extensão operacional.

Este é o Kawasaki Toshiba ainda com a pintura conhecida como Rio Claro, já em fase inicial da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Já se oficializou em numeração de série 4800.

No início dos anos de 1990, a FEPASA deixou de exercer seus ofícios em transporte urbano, a CPTM passou a assumir o controle de todas as linhas existentes em São Paulo e Grande São Paulo. O trecho entre Itapevi e o interior paulista foi suspenso e o TUE passou a ligar apenas Itapevi até Amador Bueno, na Extensão Operacional da atual Linha 8 Diamante.
Já na atual Linha 9 Esmeralda ele ainda atendia serviços nas estações humildes na Extensão Operacional enquanto outros TUE's desde a FEPASA, passaram a assumir os trechos padrões.

Este é o Trem Kawasaki Toshiba 4800 com padrão metropolitano da CPTM, apenas algumas unidades receberam esse padrão (acreditaria eu que apenas uma).

Anos se passaram, depois dos anos 2000 a CPTM estava com planos de extensões em suas linhas, o TUE foi deslocado da extensão operacional da Linha 9 Esmeralda e ficou apenas na extensão da Linha 8 Diamante.

Este é o Kawasaki Toshiba 4800 com o padrão atual da CPTM, notem que ele está totalmente em vermelho com pequenas bases pretas.

Estando apenas na Linha 8 Diamante em sua Extensão Operacional, o TUE 4800 estava no fim dos seus serviços. Eram notáveis algumas avarias, acidentes, incidentes e mistérios impossíveis de serem desvendados.
Dois casos mais famosos como de um incêndio que ocorreu em uma das unidades durante sua viagem rumo a Itapevi, e outro foi a total falha no sistema de freios, deixando a composição desgovernada entre as estações Itapevi e Santa Rita. Esses trens foram retirados de circulação após tais acontecimentos, voltaram a circular depois de uma rápida revisão.
Mesmo o TUE recebendo novo padrão de identificação (unidade 4807), como os outros dois trens dos casos famosos, esta unidade não teve um final feliz. O mesmo acabou saindo também de circulação.

Em meados de 2010 o Kawasaki Toshiba encerrou suas atividades, acredito eu que hoje ainda é possível ver pelo menos três unidades estacionadas no pátio de Presidente Altino em Osasco - SP. Outros três TUE's já haviam sido enviados para Salvador - BA, para atender serviços na CTS.
A extensão operacional da Linha 8 Diamante encontra-se em estado de reforma e modernização, trocando as vias de Bitola Métrica por Bitola Larga e reconstruindo as estações.

Essa é mais uma postagem que dedico aos usuários que gostam da CPTM, aos admiradores e apreciadores dos trens da companhia e aos amantes ferroviários de todo o Brasil.
Foi muito bom postar esses desenhos contando um pouco da história do Kawasaki Toshiba 4800, um simpático trem japonês que deixou recordações até engraçadas, marcantes e inesquecíveis, não só para os usuários e operadores, mas também para os amantes ferroviários que prestigiaram seus trajetos.
A próxima postagem será do mais novo membro da CPTM, isso vocês verão logo mais e em dose duplamente publicada!
Não deixem de acompanhar o Blog!

DADOS TÉCNICOS DO KAWASAKI TOSHIBA
Estrutura: Aço Carbono
Fabricante: Kawasaki/ Toshiba
Fabricação: 1957
Origem: Japão
Ano de operação: 1957
Portas: 6 por carro (folha única)
Linhas Operadas: 8 Diamante e 9 Esmeralda
Composições: 3 carros e até 6 carros

11 comentários:

  1. Muito louco!

    Só lembranças desse "trenzinho" que rodava na atual linha 9 da cptm.


    parabéns.

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  2. muito bom. Se puder conseguir dimensões, eu agradeço.

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  3. Esse TUE idoso roda também na capital de salvador na Bahia que é a minha origem eu moro perto do subúrbio ferroviario e vejo ele passando

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  4. Esse TUE idoso roda também na capital de salvador na Bahia que é a minha origem eu moro perto do subúrbio ferroviario e vejo ele passando

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  5. Agradeço suas apreciações, logo mais levarei em conta todas s sugestões e as dimensões serão passadas em cada dado técnico

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  6. Pode ter certeza que irei postar eles aqui.
    Embora existam os Alstom Metrópolis, vou inserir os da série 100

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