quarta-feira, 24 de setembro de 2014

TUE Cobrasma MTE (Atual série C do Metrô SP)

Olá, caros amantes ferroviários e internautas!
Trago a vocês desenhos de um dos trens mais famosos da história do Metrô de São Paulo, o conhecido Cobrasma Frota C.
Junto dele, trago um pouco da história da Linha Leste-Oeste (Atual Linha 3 Vermelha), uma linha notória por ser de longo porte em distância que une a Zona Leste da Capital ao Centro e um pouco da Zona Oeste. Bom, vejamos os desenhos abaixo.

Este é o Cobrasma MTE em fase inicial do Metrô SP

Fabricado em 1982 pelo consórcio que unia empresas de nome Cobrasma, Francorail, Socíeté MTE, JS, BBC e TCO, o famoso e notório Cobrasma MTE ocupa até os dias de hoje seis carros diretos em composição. Eles circulam na Linha 3 Vermelha, inalgurada em 1979 com o trecho entre Brás e Sé, ocupado pela segunda frota do Budd Mafersa que hoje se encontra na Linha 1 Azul (antiga Linha Norte-Sul).
A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô SP ou CMSP) solicitou lotes de compras das empresas Cobrasma e Mafersa, os trens da Cobrasma que viriam a operar na Linha 3 Vermelha, foram projetados em 1979, até 1986 eles seriam todos fabricados.
O Cobrasma ocupou a numeração 300 (3001 # 3006), o lote chegou em 25 trens para a linha, cada trem obtinha componentes recentemente de alta tecnologia da época. Eles seguiram cada época inalgural da Linha Leste-Oeste:
10/03/1979 - Trecho entre Brás e Sé (Budd Mafersa);
15/11/1981 - Trecho entre Tatuapé e Sé;
24/04/1983 - Trecho entre Tatuapé e Santa Cecília;
27/08/1986 - Trecho entre Guilhermina-Esperança e Santa Cecília;
17/12/1988 - Trecho entre Palmeiras-Barra Funda e Corínthians-Itaquera.
A linha 3 Vermelha ocupa uma distância de 22 quilômetros e 18 estações, hoje ela é dominada por 5 séries diferentes, incluíndo o Cobrasma MTE.
Hoje vemos pelo menos 25 composições do Cobrasma que desde o início dos anos 2000, ocupam o padrão metropolitano (padrão usado nos trens da CPTM e nos ônibus da EMTU), notável por apenas a máscara ser modificada e as primeiras portas de cada carro motor (cor azul-claro com o desenho do logo cadeirante).

Este é o Cobrasma MTE em fase metropolitana do Metrô SP

Já em meados de 2009, o Governo do Estado de São Paulo, gestado por Geraldo Alkmin, gerou o programa Expansão São Paulo, alguns dos trens da Cobrasma foram inclusos para um plano de modernização como parte do programa, um acordo foi feito com algumas empresas. Via-se o Consórcio MTTrens, formado pelas empresas T'Trans, MPE e Temoinsa. Os Cobrasma viajavam para o Rio de Janeiro, sendo carregados por locomotivas para serem modernizados.
Enquanto acontecia o programa Expansão São Paulo, lotes de entregas de novos TUEs também eram feitos, um acordo com a empresa de nome CAF, fábrica espanhola de trens com uma representante brasileira em Hortolândia - SP. Eles foram os primeiros a adotarem uma série diferente (a Frota H), assim todos os trens do Metrô SP foram alterados de forma numerosa, neste caso o Cobrasma que pertencia a uma série anterior (ex: 300, 310, etc.), passou a se tornar atualmente Frota C.
Vemos composições na linha como o C02, C09, C15, C20, C22 e C23, acreditos que estes trens são exemplares ainda existentes como originais, enquanto que outros da mesma frota eram modernizados no Rio de Janeiro.
Em 2011, chegou e circulou em fase de testes a composição K07 da então Frota K, estes trens que nasceram da modernização da Frota C. Todos os trens da frota fazem parte da Linha 3 Vermelha, 22 trens da frota foram entregues (K01, K03, K04, K05, K06, K07, K08, K10, K11, K12, K13, K14, K15, K16, K17, K18, K19, K20, K21, K22, K23 e K24).


Este é o Cobrasma MTE, modernizado pelo Consórcio MTTrens, tornou-se série K

De início eles fizeram muito sucesso, cada um deles tiveram novo salão, mapas eletrônicos, portas numeradas, displays, falas automáticas, vidros anti-ruídos, ar-condicionado, cabine moderna para operação, letreiros digitais e novas caixas para sapatas em seus truques rígidos. Eles atendiam todas as necessidades dos usuários, mas nasciam críticas referentes a esta frota, a composição mais criticada era a K07.
Frequentemente, o K07 apresentava problemas técnicos, sempre aconteciam falhas 
elétricas, sistemas de freios chegaram a até apitar, algumas portas começavam a ignorar o mecanismo de abertura e fechamento, sem mencionar as vezes que ele chegava a parar no meio das viagens. O Metrô SP chegou a até mesmo comentar na mídia que sai muito mais barato comprar um TUE novinho do que modernizar um TUE antigo. No entanto, vamos esperar que a Frota K se mantenha inteira e circulando, assim como esperamos que ainda exista a Frota C.

Esta é mais uma postágem que dedico aos usuários que gostam dos trens da CPTM, Metrô e outras companhias e aos amantes ferroviários de todo o Brasil.
A próxima postágem tratará do Mafersa da Frota D do Metrô SP, desenhos e histórias dele serão exibidos aqui no blog. Vão perder?

DADOS TÉCNICOS DO TREM MAFERSA FROTA C
Bitola (M): 1,60
Estrutura: Aço Inox
Fabricante: Cobrasma MTE
Fabricação: 1982
Orígem: Brasil
Alimentação: Terceiro Trilho
Formação: 6 carros
Portas: 8 por carro
Linhas Operadas: 3 Vermelha
Linhas Operando: 3 Vermelha
Unidades: 25 composições 

4 comentários: