Trago a vocês desenhos de mais um dos trens mais famosos da história do Metrô de São Paulo, o conhecido Mafersa Frota D.
Embora já contada antes, vamos relembrar um pouco da história da Linha 3 Vermelha, antes conhecida como Linha Leste-Oeste. Para refrescar a memória de todos com um pouco de arte, vejamos também os desenhos abaixo.
Este é o Mafersa em fase antiga e numeração original
Este é o Mafersa em fase antiga e numeração original
Fabricado em 1982, o Mafersa acompanhou o Cobrasma, de forma que o Metrô de São Paulo assinou o contrato com ambas as empresas, para o fornecimento de um lote de 22 trens para a Linha Leste-Oeste, todos em aço inox.
O trem prefixado 326 foi propagado como modelo de comemoração dos dez anos de operação do Metrô de São Paulo, ele e a frota foi submetido à um teste exaustivo.
Após isso, em 1984, ele fez a homenagem ao Metrô pelos dez anos de operação, ele ficou acompanhando seu parceiro Cobrasma Frota C, nas inaugurações, em cada ano de operação.
Este é o Mafersa em fase metropolitana, já adotando a série D
Este é o Mafersa em fase metropolitana, já adotando a série D
No início dos anos 2000, o Mafersa adotou o padrão metropolitano, seguiu até um plano de modernização programado pelo governo do estado, bem no ano da Expansão São Paulo. Algumas unidades foram prestadas para a modernização. Foram solicitadas as empresas Alstom e Siemens. O pátio da Alstom localizado no bairro da Lapa em São Paulo, recebeu pelo menos seis unidades.
Este é o Mafersa Frota L, modernizado pela Alstom e equipado pela Siemens
Este é o Mafersa Frota L, modernizado pela Alstom e equipado pela Siemens
Após um lote de compras da Caf, o metrô alterou a numeração de todos os TUEs, de forma que o Mafersa ficou conhecido como Frota D, já os modernizados da frota ficaram conhecidos como Frota L. Todos realizaram testes partindo de 2011 e circulam hoje na Linha 3 Vermelha. Eles ganharam ar-condicionado, um salão novinho, leds eletônicas, displays automáticos, vidros anti-ruído, uma cabine novinha para operação e capas para suas sapatas. A Siemens se encarregou de instalar os componentes, a Alstom se encarregou do design e modernização estilosa.
Esta é mais uma postágem que dedico aos usuários que gostam dos trens da CPTM, Metrô e outras companhias e aos amantes ferroviários de todo o Brasil.
A próxima postágem tratará do Alstom Milênio da Frota E do Metrô SP, desenhos e histórias dele serão exibidos aqui no blog. Vão perder? O Metrô de São Paulo vive em nosso blog também!
Bitola (M): 1,60
Estrutura: Aço Inox
Fabricante: Cobrasma MTE
Fabricação: 1982
Orígem: Brasil
Alimentação: Terceiro Trilho
Formação: 6 carros
Portas: 8 por carro
Linhas Operadas: 3 Vermelha
Linhas Operando: 1 Azul e 3 Vermelha
Unidades: 21 composições
Estava operando na Linha 3 agora só tem um na Linha 1 Azul e o D45
ResponderExcluirAtualmente, parece que não existem mais, só os modernizados
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