quarta-feira, 29 de agosto de 2018

TUE Bombardier (Atual série M do Metrô SP)

Olá mais uma vez, caros amantes ferroviários!
Trago a vocês desenhos super modernos de um trem diferente e que para muitos iria parecer coisa de outro mundo, o Bombardier Frota M
Pulei logo para esta série, pois as frotas I, J, K e L são originários de trens antigos das frotas A, B, C, e D, então, vamos conhecer um pouquinho da história e apreciar os desenhos.

Este é o Bombardier Frota M do Metrô de São Paulo, o primeiro trem do tipo Monotrilho do Brasil

Fabricado em até 2014, o canadense Bombardier Frota M é o primeiro TUE do Brasil do tipo Monotrilho e circula na Linha 15 Prata do Metrô de São Paulo (que ainda possui apenas uma estação em operação) e promete ligar Vila Prudente à São Mateus e futuramente, terá um novo pátio na Avenida Ragueb Chofi.
Suas primeiras unidades foram fabricadas no Canadá, já o restante, foi fabricado em Hortolândia -SP, para atender todo o trajeto planejado.

Este é o Bombardier Frota M, propostas gráficas foram lançadas ao Metrô de São Paulo e ao governo do estado.

Bombardier Frota M com faixas verdes

Acreditava-se que em 2014, o Bombardier série M iria circular em 2014 com trecho concluído até pelo menos São Mateus

Também é o único com uma formação ímpar de carros por unidade, tendo em seus carros quatro portas cada.
Originalmente, o trem é conhecido como Bombardier INNOVIA Monorail 300.
Todo em salão contínuo, com uma vista incrível, ar-condicionado, câmeras de vigilância, assentos longitudinais, leitores em led, comunicador para pessoas com necessidades especiais e todos os usuários, operado por uma central de controle (sem operador nos trens, seguindo a tendência mundial) e fala automática. É capaz de correr por 80km/h como velocidade máxima permitida.
O Bombardier série M foi projetado com design baseado no mesmo estilo de aeronaves, com estrutura de alumínio, chegou a ser chamado de "aerotrem", anda com o mais adequado equilíbrio por meio de um sistema pneumático; pneus que passam sobre a parte superior da viga, equipado com motores de ímã refrigerados a água, o que garante maior eficácia e eficiência, um sistema de freios com anti-deslisantes e anti-derrapantes, o que garante uma parada mais suave.

Esta é mais uma postagem que dedico aos usuários que gostam dos trens da CPTM, Metrô e outras companhias e aos amantes ferroviários de todo o Brasil.
A minha próxima publicação será referente ao que eu costumo chamar de Caf "Bolinha", trem que ficou famoso no Metrô de São Paulo por sua originalidade estética. Não percam!

DADOS TÉCNICOS DO BOMBARDIER FROTA M
Bitola (M): 69cm (Viga de Concreto com Trilhos para Tráfego)
Estrutura da Caixa: Alumínio
Fabricante: Bombardier
Fabricação: 2014
Origem: Canadá
Alimentação: Trilho auxiliar/paralelo a via
Formação: 7 carros
Portas: 4 por carro
Linha de Operação: 15 Prata
Unidades: 27 composições

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