Finalmente, venho ao blog para mostrar a vocês, um pouco da história e um desenho do Hyundai Rotem XG da ViaQuatro!
Também conhecido como o série 400 da empresa, ficou muito famoso em São Paulo, como a linha mais luxuosa da cidade e do país por ter o que há de mais moderno num TUE.
Vamos conhece-lo! ;)
Este é o Hyundai Rotem XG série 400 da Via Quatro, sendo o mais luxuoso e mais moderno de São Paulo, onde só perde para o Bombardier Frota M da CMSP.
Este é o Hyundai Rotem XG série 400 da Via Quatro, sendo o mais luxuoso e mais moderno de São Paulo, onde só perde para o Bombardier Frota M da CMSP.
Fabricado em 2009 na Coreia, chegou aos trilhos paulistas com o intuito do estado de implantar um trem cômodo, ágil, moderno e seguro. Com seis carros em salão único/contínuo, monitores, indicadores de posição, ar-condicionado, falas automáticas e não necessita de um operador na composição; é controlado por uma sala de controle via rádio-transmissores.
Ele havia demorado para entrar em operação, pois o projeto da Linha 4 era antigo e conhecido anteriormente como Linha Sudeste-Sudoeste desde 1940.
O projeto foi redesenhado várias vezes até concluírem que o trajeto seria entre Vila Sônia até Luz, incluindo uma extensão entre Vila Sônia e Taboão da Serra.
A inauguração aconteceu em maio de 2010, onde trouxe muito transtorno e desgosto aos moradores dos arredores, devido a sequelas causadas por um acidente ocorrido durante a obra.
A construção desabou em Pinheiros, distrito centro-oeste de São Paulo, no ano de 2007, engolindo carros, estabelecimentos e pessoas, causando sete mortes por meio de uma cratera gigantesca formada pelo acidente.
Operando então na Linha 4 Amarela, o Hyundai Rotem XG 400 é administrado pela empresa privada Via Quatro e os usuários podem contar com plataformas com portas de vidro (sendo a Linha 4 a primeira a adotar esse padrão).
As portas de plataforma se abrem automaticamente apenas quando o trem estaciona na estação, com a posição adequada para o alinhamento correto com as portas. Elas respondem ao trem, então, o usuário pode embarcar com segurança, sem se preocupar com o vão.
Assim que o trem fecha as portas, as portas de vidro respondem também fechando-as, pois assim o trem poderá sair da estação.
É necessário que as portas de plataforma estejam alinhadas corretamente ao trem, pois sem alinhamento, não há funcionalidade pelo bem da segurança dos usuários.
As portas de vidro já era uma ideia de passar maior segurança ao usuário, tanto que, a Linha 2 Verde está passando por melhorias, algumas estações já usam das portas de vidro nas plataformas.
Assim como na Linha 3 Vermelha (que desde testes até funcionar tem apenas na estação Vila Matilde) e Linha 5 Lilás.
Com elas, o risco de queda na via é nulo; seja sendo empurrado ou se atirando na via, seja com queda de objetos. Futuramente, todas as linhas da região metropolitana de São Paulo (CPTM, Metrô, ViaQuatro e ViaMobilidade) deverão obter portas nas plataformas.
Ele havia demorado para entrar em operação, pois o projeto da Linha 4 era antigo e conhecido anteriormente como Linha Sudeste-Sudoeste desde 1940.
O projeto foi redesenhado várias vezes até concluírem que o trajeto seria entre Vila Sônia até Luz, incluindo uma extensão entre Vila Sônia e Taboão da Serra.
A inauguração aconteceu em maio de 2010, onde trouxe muito transtorno e desgosto aos moradores dos arredores, devido a sequelas causadas por um acidente ocorrido durante a obra.
A construção desabou em Pinheiros, distrito centro-oeste de São Paulo, no ano de 2007, engolindo carros, estabelecimentos e pessoas, causando sete mortes por meio de uma cratera gigantesca formada pelo acidente.
Operando então na Linha 4 Amarela, o Hyundai Rotem XG 400 é administrado pela empresa privada Via Quatro e os usuários podem contar com plataformas com portas de vidro (sendo a Linha 4 a primeira a adotar esse padrão).
As portas de plataforma se abrem automaticamente apenas quando o trem estaciona na estação, com a posição adequada para o alinhamento correto com as portas. Elas respondem ao trem, então, o usuário pode embarcar com segurança, sem se preocupar com o vão.
Assim que o trem fecha as portas, as portas de vidro respondem também fechando-as, pois assim o trem poderá sair da estação.
É necessário que as portas de plataforma estejam alinhadas corretamente ao trem, pois sem alinhamento, não há funcionalidade pelo bem da segurança dos usuários.
As portas de vidro já era uma ideia de passar maior segurança ao usuário, tanto que, a Linha 2 Verde está passando por melhorias, algumas estações já usam das portas de vidro nas plataformas.
Assim como na Linha 3 Vermelha (que desde testes até funcionar tem apenas na estação Vila Matilde) e Linha 5 Lilás.
Com elas, o risco de queda na via é nulo; seja sendo empurrado ou se atirando na via, seja com queda de objetos. Futuramente, todas as linhas da região metropolitana de São Paulo (CPTM, Metrô, ViaQuatro e ViaMobilidade) deverão obter portas nas plataformas.
Este é o Hyundai Rotem XG série 416 da Via Quatro, sendo mais simplificado em sua face e seus controles contidos no salão de passageiros, além de proporcionar menos barulho e tremores, menos oferta para poltronas e uma mudança nos indicadores de estação.
Se notarem, realmente os farois são simplificados, com luzes de led quadradas. Sua fabricação se deve pela falta de mais trens da mesma linha, já que a mesma opera com todo vigor. Se comparar ao 401 # 415, este é 'peso-pena' e quase não faz barulho quando está estacionando, mas basica e mecanicamente ele atua igual o lote anterior.
Esta é mais uma postagem que dedico aos usuários que gostam da CPTM, do Metrô e de outras companhias e a todos os amantes ferroviários do Brasil.
Agora irei variar um pouco das publicações, entre a CPTM, Supervia, CBTU, MetroRio entre várias companhias nacionais, além de inserir alguns trens internacionais por meio de pedidos.
Não deixem de acompanhar o blog!
Bitola (M): 1,435
Estrutura da Caixa: Aço Inox
Fabricante: Hyundai Rotem
Fabricação: 2009 e 2015
Origem: Coreia
Alimentação: Catenária
Formação: 6 carros
Formação: 6 carros
Portas: 8 por carro
Linha de Operação: 4 Amarela
Unidades: 29 trens
lindo
ResponderExcluirEsse trem ele tem o mesmo som de tração do Hyundai rotem serie 9500 e uma coisa que me facina e ele automaticamente fazendo o trajeto ate os lugares mas nunca fui so ouvir falar esse Hyundai rotem ele bonito e eu vi o som de tração dele debaixo dos meus pes e treme um pouco o chão ja na linha 1 azul entre parada inglesa e santana treme tudo ate o chão da rua treme e é muito doido parece que vai desmoronar e agora tem portas de plataforma no jabaquara so que ainda esta sendo feita mas gosto muito do Hyundai rotem 400 obrigado falei demais tchaus
ResponderExcluirPoxa, mas é uma curiosidade interessante!
ExcluirLembrando que vou por mais detalhes no post sobre o lote secundário deles, que tem menos lugares, porém, mais leves e menos barulhentos [risos]