sexta-feira, 14 de junho de 2013

TUE Budd Company (Atual 1100 da CPTM)

 Olá, caros usuários e leitores.
Trago aqui alguns de meus desenhos dos trens urbanos, tive que supervisionar cada desenho para ver se estavam aptos de serem postados.
Assim como estes eu estou com a supervisão de cada modelo para assim mesmo postar.
Junto desta postagem contarei um pouquinho da história deste trem.
 Este é o Budd Company, um série 101 da EFSJ (Estrada de Ferro Santos e Jundiaí).

Fabricado em 1957 chegou ao Brasil pelo porto de Santos - SP, ele é o primeiro trem de Aço-Inox do Brasil e de São Paulo.
Acredito que suas unidades finais foram construídas na Cobrasma, mas outras dessas unidades tiveram revisão e concerto em uma unidade da Lapa em São Paulo, onde seria uma outra empresa assumindo o comando de construção e revisão.
Suas composições creio eu que eram de três carros, não sei dizer se começaram a circular com três ou seis, creio que desde a CBTU ele esteve com seis carros em composição.
Desde a EFSJ ele passou a fazer parte da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) ainda com sua numeração de série 101.

Este é o Budd série 101 em fase CBTU.

Depois da EFSJ, a CBTU assumiu o comando das linhas de trem de subúrbio, teve com ela uma sucessora conhecida como RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima). Mas com o longo do tempo a CBTU era famosa praticamente no país inteiro, hoje ela opera em estados como Minas Gerais, Pernambuco, entre outros.
O tempo se passou e a CBTU parecia não dar conta de tanta demanda que chegara em São Paulo, a necessidade dos usuários era cada vez maior. Logo no início dos anos 90 veio a CPTM.

Este é o Budd com as faixas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Esta companhia passou a assumir o comando de determinadas linhas em 1992, linhas que hoje podemos chamar de 7 Rubi, 10 Turquesa, 11 Coral e 12 Safira. As mesmas eram conhecidas no início da CPTM como A Marrom, D Bege, E Laranja e F Violeta nesta mesma ordem.
O Budd no desenho acima foi revisado pela Mafersa, como citado no primeiro desenho ele esteve no bairro da Lapa em São Paulo. Lá é um pátio e empresa que tinha o nome Mafersa, foi a responsável pela revisão do nosso querido Budd.
Mas essa parte não termina aqui, o Budd passou por mais uma espécie de reforma.

Este é o Budd, com a cara dada pela Bombardier. Pode-se chama-lo de Budd Cobrasma Bombardier, Budd Company Bombardier ou Budd Mafersa Bombardier. Ainda sim é um 1100.

Esta é a última face do Budd até os dias de hoje, teve alguns carros-reboque que sua verdadeira face foi tapada (Hoje é notável por ele circular com seis carros).
Hoje ele presta serviços na linha 7 Rubi, chegou a prestar serviços a linha 10 Turquesa e serviços a linha 11 Coral (isso se deve ao fato de que realmente ele esteve na CPTM Estudantes estacionado, prestando serviços pela mistura de trens da época, ou até mesmo realizando testes), nunca saiu de circulação da linha 7 que seria sua linha de origem no Brasil.
Hoje desde certo tempo ele é considerado o segundo trem mais veloz da companhia, sofreu grandes apuros acidentais, tanto que a CPTM chegou a ser condenada pelo acidente com uma unidade 1700 próximo a estação Vila Clarice.
Hoje ele está aí inteirinho, quem diria que dos trens mais velhos ele ainda estaria em circulação. Alguns trens no lugar dele não circulam hoje, já ele faz história.
Uma imagem bonus abaixo.

Este é o Budd na última revisão que na verdade eu tento imaginar ele assim com o novo padrão da CPTM. Até hoje ele é visto apenas como no desenho acima, mas quem sabe a companhia não preserva ele com esta pintura...

Essa postagem eu dedico aos usuários que gostam da CPTM, aos apreciadores dos trens da companhia e aos amantes ferroviários de todo o Brasil.
Logo mais vou postar mais dos meus desenhos e um pouquinho da história deles.

DADOS TÉCNICOS DO BUDD
Estrutura: Aço Inox
Fabricante: Budd/ Mafersa
Ano de Fabricação: 1956/ 1957
Origem: Estados Unidos
Ano de Operação: 1957
Portas: 8 por carro
Linhas operadas: 7 Rubi, 10 Turquesa e 11 Coral (testes e serviços) da CPTM
Linha operando: 7 Rubi da CPTM
Composição: 6 carros

11 comentários:

  1. Caro amigo, tomei a liberdade de fazer uns ajustes no seu desenho do 1100 a partir de vídeos do Youtube.

    Como posso enviá-lo?

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    1. Paulinho Stippe: Pode enviar o link para o meu facebook.com/paulinho.stippe via messenger.
      Assim, posso inserir o link em alguma parte da descrição do post

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  2. olá... que belo trabalho... e informações precisas. Quando fui maquinista foi o melhor de se trabalhar, inesquecível.

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    1. Realmente, este trem foi o segundo mais veloz da companhia e também o mais histórico entre os Budd

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  3. Será q vc poderia postar a foto do 2500 queria muito ele

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  4. Eu amo trem e metro eu já andei nós di agora mais eu quero relembrar vc é dia mais

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  5. Ola amigo boa tarde. Voce teria a ficha tecnica com medidas do TUE serie 101?
    Obrigado

    João Carlos

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  6. Eu ja tinha visto esses dois trens mas eles são o mesmo trem comparado a serie antes da serie 1100 era a serie 100 e era quase ou nao e semelhante ao serie 1400 que era antigamente chamado de serie 400 o 1100 operava na linha 7 rubi enquanto o serie 1400 operava na linha 11 coral e seu penutimo ou ultimo dia so que na linha 12 safira e o 1100 sua ultima viagem na linha 7 rubi e quem ficou no lugar do 1100 era o 1700
    e depois quem ficou no lugar do 1700 foi a serie 7000 e 9500 e na linha 11 coral ficou a serie 7000 2100 e 2000 e depois a serie foi transferida para a linha 9 esmeralda e a serie 2100 ficou na linha 10 turquesa e depois no expresso linha 10 e a serie irmã da serie 7000 o 7500 na linha 710 e depois o resto da serie 7000 ficol na linha 12

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  7. Série 11000 Nunca Operou Na Linha 11 Coral idiota

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    1. Então como explica a aparição do mesmo na Estudantes?
      Quanto ódio no coração, amiguinho!

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