Olá, queridos usuários e leitores!
É com grande prazer que venho mais uma vez ao blog postar mais desenhos meus do Budd Mafersa, este que eu chamo de Budd Mafersa geração 2.
A única diferença do anterior é sua máscara que é tampada - sem a porta do meio, ele também tem duas novas portas externas e laterais para facilitar operação para o maquinista igual a última fase do Budd Mafersa 1400 da CPTM.
Vamos enfim conhecer um pouco dele e ver os desenhos.
Esse é o Budd Mafersa 600 da RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima), são composições novas depois dos atuais 1400 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Algumas composições da série 600 estavam prontas para serem destinadas ao Rio de Janeiro, as outras que restaram ficaram em São Paulo destinadas a zona leste, adotando temporariamente a série 431.
Ele chegou a fazer parte da EFSJ (Estrada de Ferro de Santos e Jundiaí) por um brevíssimo tempo, mas ficou na RFFSA para cumprir demandas na zona leste de São Paulo.
Uma de suas histórias mais tristes é o acidente que chocou o país, acidente ocorrido em fevereiro de 1987. O famoso acidente de Itaquera, o qual muitas pessoas da época chegaram a protagonizar o desastre, sem tratar que muitas pessoas morreram nesse dia.
O acidente de Itaquera - Zona Leste de São Paulo, foi o pior da época e o mais inesquecível, já que mais de 100 pessoas morreram neste dia tão catastrófico.
Um dos Budd Mafersa série 431 recebeu revitalização e reforma facial depois de um plano de modernização, o qual não teve procedimento. Ele era o único série 431 que tinha sua máscara modificada, o famoso 'TANG' (conhecido assim pelos ferroviários).
Ele ficou similar aos trens da atual série 4400 da CPTM por obter as mesmas janelas faciais e seus faróis de sinalização idênticos, pessoalmente eu chego a chama-lo de Budd Mafersa G3 ou Budd Mafersa 'TANG'.
O Budd Mafersa 'TANG' pode ser visto até os dias de hoje na CPTM, ocupando serial de número 1600, olhem os desenhos abaixo.
Esse é o Budd Mafersa 'TANG ' com faixas da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), cheguei a chama-lo de série 430 sendo 431, único com esta máscara.
Por incrível que pareça ele esteve fazendo parte da antiga linha D Bege da CPTM (Atual Linha 10 Turquesa da mesma companhia) obedecendo ligações da Estação da Luz até Paranapiacaba.
Este é o Budd Mafersa 'TANG' com as primeiras faixas da CPTM e entrando com série 1600 rodando com seis carros, acredito que ele teve certas melhorias ao fazer parte da companhia, deixando a CBTU.
Este é o Budd Mafersa 'TANG' com um padrão seguinte da CPTM, revisado e pronto para atender as necessidades da zona leste de São Paulo ainda com numeração de 1600 e seus seis carros.
Ocupou as linhas E e F da CPTM (Atuais linhas 11 Coral e 12 Safira da companhia).
Este é o Budd Mafersa 'TANG' com o novo padrão da CPTM, a forma da pintura é a que ele segue hoje, mesmo fora do padrão que a maioria dos trens da companhia seguem.
Este é o Budd Mafersa 'TANG' que desenhei em novo padrão da CPTM com o formato correto da pintura atual, claro que é fictícia. Mas me pergunto se o 'TANG' não seria mais bonito assim, já que o padrão metropolitano mesmo, eu nunca o vi usar.
Voltando ao Budd Mafersa série 431, as unidades estavam muito depredadas por marginalismo. Chegaram a apresentar grandes dificuldades tão mecânicas - elétricas quanto de segurança, os usuários sofriam apuros de vândalos (levavam pedradas de quem estava na via) e reclamavam cada vez mais de sua situação precária.
Este é o Budd Mafersa série 431 na fase CBTU, ocupando a atual linha 12 Safira da CPTM.
Este é o Budd Mafersa série 431 já na CPTM como 1600, passou a ocupar a atual linha 11 Coral e linha 12 Safira. Assim como na CBTU ele apresentou dificuldades no início da CPTM, ainda necessitava de melhoras motoras, mais freios e mecanismo atualizado. Claro que mesmo com o passar dos anos a companhia colocou a mão na massa, ou melhor, no aço inox.
Este é o Budd Mafersa série 1600 com padrão metropolitano da CPTM, foi feita uma revisão geral para que estivesse atualizado com a qualidade exigida pela necessidade dos usuários.
Este é o Budd Mafersa série 1600 com o padrão atual da CPTM, formato de pintura diferente da maioria dos trens atuais.
Algumas das unidades da 1600 não foram enviadas para modernização e revisão, por que não existem mais ou foram sucateadas.
Aos poucos as frotas Budd está sumindo. Depois de muito tempo de serviço prestado, a tecnologia vem com ela, o fim da frota 1600. Algo que poucos sabem: a CPTM tem contrato vigente para
reforma de TODAS as unidades que ainda fazem parte do ativo circulante.
Outros estavam numa lista de trens para sucateamento, mesmo de séries distintas como a 1700.
Outros estavam numa lista de trens para sucateamento, mesmo de séries distintas como a 1700.
Era para grande parte da frota Budd circular em São Paulo, mas algumas unidades estão estacionadas em alguns pátios esperando modernização que nem vai acontecer.
Essa é mais uma postagem que dedico aos usuários que gostam da CPTM, aos
admiradores e apreciadores dos trens da companhia e aos amantes
ferroviários de todo o Brasil.
Logo mais vou postar mais desenhos de outros trens urbanos com mais um pouquinho da história deles.
A próxima postagem tratará do atual Mafersa 1700 da CPTM, o mais veloz da companhia desde 1987 na CBTU. Acompanhem o Blog!
Estrutura: Aço Inox
Fabricante: Budd Mafersa
Ano de Fabricação: 1977
Origem: Brasil
Ano de Operação: 1977
Portas: 8 por carro
Linhas Operadas: 10 Turquesa, 11 Coral e 12 Safira
Linhas Operando: 12 Safira
Composição: 6 carros
So pra complementar, nenhuma das unidades do desastre de itaquera foi reformada, o Tang era uma unidade que foi enviada para as oficinas de Deodoro para uma experiência que visava toda a modernizaçao da frota.
ResponderExcluirEntendi, vou incluir isso na postagem. Obrigado pela informação
ExcluirNesse dia: 25 de novembro de 2016 ele esta estacionado no patio da estaçao Ceasa da linha 9 Esmeralda sendo cortado, foi vendido como sucata após a sua baixa, os proximos que também estao lá sao 8 carros da série 1700 (1707/1708) (1719/1720) que nao foram pra reforma a decada de 2000.
ResponderExcluirDa até uma tristeza, um aperto no coração...
ExcluirMas a modernidade vem chegando, infelizmente os trens mais antigos e históricos vão nos deixando
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