segunda-feira, 1 de julho de 2013

TUE Cobrasma Santa Matilde (Atual ER 800)

 Olá, queridos internautas!
Trago a vocês desenhos de um trem que chamo de Cobrasma - Santa Matilde, este que foi construído no Rio de Janeiro (creio eu).
Vamos logo conferir os desenhos e um pouquinho da história dele.

Este é o Cobrasma Santa Matilde ER 800 em fase CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos).

Fabricados na Cobrasma em 1981 recebeu auxilio nas empresas Santa Matilde e Mafersa, participou de vários lugares cariocas até mesmo com sua parceira RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima).
Não tenho certeza, mas acredito que eles tenham encerrado as atividades, os que acho que ficaram seriam os modernizados.

 Este é o Cobrasma Santa Matilde ER 800 em fase RFFSA.

  Este é o Cobrasma Santa Matilde ER 800 em uma outra fase RFFSA, visto apenas no Rio de Janeiro.


  Este é o Cobrasma Santa Matilde ER 800 em fase Flumitrens, uma companhia carioca que passou a ter responsabilidades de assumir toda rede carioca. Mas teve um curto prazo por não conseguir suprir as necessidades de usuários.

Este é o Cobrasma Santa Matilde modernizado Fase-1, notem que apenas a máscara nova é inserida.
Sua modernização foi realizada na Flumitrens (Companhia Carioca) com ajuda da MAN (Empresa Alemã responsável por seus componentes).
Sendo modernizado nesta companhia ele passou a obter série 8000 na mesma.

Este é o Cobrasma Santa Matilde modernizado Fase-2, agora também com novas portas e janelas.
Visto apenas no Metrorec (Metrô de Recife), onde estava junto com os chamados Metrôs de Solo.
Na Metrorec, a frota é conhecida como Santa Matilde/MAN 900, tendo com ela, componentes da Alemanha.


Este é o Cobrasma Santa Matilde modernizado Fase-2 em sua segunda pintura da Metrorec.


Este é o Cobrasma Santa Matilde modernizado Fase-2 em sua terceira pintura da Metrorec.
Observe que, atualmente, a série deste trem, embora conhecido como 900, consiste em numeração única, que parte de uma máscara para outra. Exemplo: 011-012-013-014. Assim como 201-202-203-204.

 Este é o Cobrasma Santa Matilde ER 800 em fase CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), claro que é uma fase fictícia. Mas tentei imaginar assim mesmo este trem na companhia paulista. É uma pena que cada estado tem seus TUEs, os paulistas e os cariocas.

Este é o Cobrasma Santa Matilde modernizado Fase-2, imagino como ele seria na CPTM.

Este é o Cobrasma Santa Matilde Modernizado Fase-2 em padrão Metropolitano da CPTM. Acredito que eles em São Paulo seriam muito melhor tratados, apesar de tudo.

Como seria bom te-lo na CPTM, mas parece que ele só se encontra em Pernambuco e no Rio de Janeiro hoje em dia...

Essa é mais uma postagem que dedico aos usuários que gostam da CPTM, aos admiradores e apreciadores dos trens da companhia e aos amantes ferroviários de todo o Brasil.
Logo mais vou postar mais desenhos de outros trens urbanos com mais um pouquinho da história deles.
A próxima postagem tratará do trem Cobrasma série ER 900, o trem que acompanhou o Mafersa série 1700 na fase CBTU e foi propagado na Estação da Luz. História paulistana, carioca e um pouquinho mineira.
DADOS TÉCNICOS DO COBRASMA SANTA MATILDE
Estrutura: Aço Inox
Fabricante: Cobrasma/Santa Matilde
Ano de Fabricação: 1981
Origem: Brasil
Ano de Operação: 1982
Portas: 8 por carro
Composição: 4 carros e 8 carros

3 comentários:

  1. Muito bons seus desenhos, caro colega! Teria como fazer um com a pintura antiga do metrô de recife(já que estes trens rodam aqui também)? Sou modelista e estou pretendendo fazer um de papel pra dar de presente a um primo meu aqui de olinda! Um abraço!

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    Respostas
    1. (Paulinho Stippe)
      Tem sim, logo postarei aqui os desenhos ainda hoje

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  2. Opa, tem como atualizar com a pintura da supervia?

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