sábado, 15 de junho de 2013

TUE FNV (Atual 4400 da CPTM)

 Olá, caros amigos usuários e leitores!
Venho mais uma vez ao blog para postar mais desenhos, dessa vez vamos relembrar o FNV, que era também conhecido como G.E., Hollywood, Chanceller e Sukita.
Trata-se de um trem que aparentava ser fraco e velho, mas se mostrou veloz e muito capaz, apesar de balançar muito em certos trechos com suas molas.
Até os dias de hoje ele circula na Zona Leste, foi pouco modificado e muito bem preservado.
Bom, vejamos então os desenhos.
Este é o FNV em sua primeira fase facial e lateral, estando na CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) com numeração de série ER 400 circulando com seis carros.

Ele era unicamente visto na Zona Leste de São Paulo em estações como em Mogi das Cruzes - SP, no entanto outras companhias o tinham como a RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima), unidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Fase RFFSA verde e branca com detalhes vermelhos e amarelos, uma das pinturas do FNV ER 400 das mais vistas no Rio de Janeiro.

Fase RFFSA do FNV ER 400, teto verde com frente amarela superior e todo azul. Acredito que foi a primeira pintura dele no Rio de Janeiro.

 Fase RFFSA do FNV ER 400 inteiro em cor verde, com um detalhe amarelo.
Vemos que o FNV passou por muitas pinturas.

 Este é o FNV ER 400 em fase RFFSA antiga que circulava em São Paulo.

Na RFFSA do Rio ele obteve uma pintura alaranjada que por conta da mesma ele foi apelidado de Sukita.Olhem a imagem abaixo.

O trem FNV ER 400 "Sukita" chegou a fazer parte de São Paulo, mas foi bem mais vista no Rio de Janeiro.
A Supervia (Companhia Carioca) chegou a te-los também, tanto que sua segunda face veio de lá e a CBTU aderiu essa ideia como no desenho abaixo.

Este é o FNV ER 400 em sua segunda face, unicamente visto no Rio de Janeiro.

Não sei dizer se esta pintura da CBTU viera de lá, mas desde essa mesma pintura ele teve o apelido de Chanceller (não sei dizer exatamente de onde veio o apelido).
Ainda sim ele acompanhava a série 400 da companhia brasileira e andava com seis carros, por vezes com apenas três. Na Supervia e na RFFSA (RJ) ele acompanhava o serial ER 400.
A empresa G.E. e por vezes a Cobrasma chegou a ajudar na preservação do FNV, mas e ele em São Paulo, como estaria?
Vejamos o desenho abaixo.

Este é o FNV ER 400 em sua última face, ele fez um grande sucesso na Zona Leste de São Paulo.

Alcançou a confiança dos usuários em agilidade e rapidez.
Essa mesma pintura também vista no Rio foi o ícone lestino de São Paulo, os usuários podiam acreditar que o trem estava melhorando. Ele continuava com seus seis carros e sua série 400.
Nem todos os FNV de São Paulo foram alterados facialmente e internamente, alguns pouquíssimos trens permaneciam com a primeira face até 1992, ano em que a CPTM começou a assumir o comando.

 Este é o FNV ER 400 original chegando a numeração 4400, único sobrevivente estando com o padrão da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Hoje ele foi reformado e de face trocada, teve revisão geral e circula com o novo padrão da CPTM (de cor vermelha).
Com esta pintura acima ele teve o apelido carinhoso de Hollywood por lembrar uma marca de cigarro americana.

 Este é o FNV ER 400 em última face já com as faixas da nova companhia e numeração 4400.

Nunca deixou seus apelidos de G.E. e Hollywood, na linha 12 Safira (Antiga linha F da CPTM) ele chegou a circular com até 9 carros (três composições de três carros), talvez fosse para tentar preencher espaço nas plataformas mais amplas da linha.
Nas linhas 11 Coral (Antiga Linha E da CPTM) e 12 Safira ele começou a dar problemas, as unidades foram espalhadas e removidas para uma breve reforma e revisão. Podia-se notar uma das unidades em Presidente Altino (Pátio de Osasco-SP), ele estava em uma revisão geral.
Resultado no desenho abaixo.

Este é o FNV 4400 em última face agora com um Limpa-Trilho.

Várias empresas se colocaram em ajudar na preservação deste fortíssimo trem, empresas como a Alstom Francesa (Antiga Mafersa do Brasil), Siemens, Bombardier, MPE, entre outras.
Ele sempre foi muito bem preservado, na primeira face e fase dele ele tinha o piso de fibra que furava com o tempo, assentos de madeira longitudinais e apresentava problemas. Com esta revisão ele ganhou assentos mais firmes na cor verde ainda longitudinais, o piso foi totalmente reforçado e passou a dar menos problemas.

Este é o FNV 4400 com o novo e atual padrão da CPTM, ele passara por testes em pinturas e revisões para sua preservação. Ele chegou a ser todo vermelho, a companhia não aprovou e neste desenho podemos ver a pintura em seu estado padrão de hoje.

Tratamos de um trem que não tem a melhor arrancada, mas tem uma velocidade capaz de avançar além da necessidade dos usuários que dependem do transporte público.
Ele é admirado por ter 48 anos de circulação em São Paulo e no Rio de Janeiro, preservado para sempre ocupar seu lugar nas nossas queridas linhas 11 e 12 da CPTM e outras no Rio (Supervia).

Essa é mais uma postagem que dedico aos usuários que gostam da CPTM, aos admiradores e apreciadores dos trens da companhia e aos amantes ferroviários de todo o Brasil.
Logo mais vou postar mais desenhos de outros trens urbanos com mais um pouquinho da história deles.

DADOS TÉCNICOS DO FNV
Estrutura: Aço Carbono
Fabricante: FNV
Ano de Fabricação 1965
Origem: Brasil
Ano de Operação: 1965
Portas: 8 por carro
Linhas Operadas: 11 Coral e 12 Safira
Linhas Operando: 11 Coral e 12 Safira
Composições: Atualmente 6 carros, mas chegou aos 9

2 comentários: