quarta-feira, 24 de setembro de 2014

TUE Budd Mafersa (Atual série A do Metrô SP)

Olá, caríssimos amantes ferroviários e internautas!
Venho mais uma vez a este blog para trazer uma novidade em desenho, para quem tanto pediu, revisei direitinho cada desenho, trago-lhes um trem muitíssimo conhecido, um trem do Metrô de São Paulo, trata-se do Budd Mafersa Frota A.
Tive que fazer uma boa roda de passeios para obter fotos e imagens o bastante para que os desenhos do histórico primeiro Metrô de São Paulo fosse postado, assim como alguns outros do mesmo. Vamos conhecer a sua história e ver os desenhos abaixo.


Este é o Budd Mafersa em fase inicial do Metrô SP

Fabricado em 1972 por até 1976 pela empresa Mafersa no Brasil, o Budd Mafersa foi modelo influenciado por unidades de empresas americanas que circulavam em San Francisco e Califórnia (EUA) como o Bay Area Rapid Transit, sua fabricação contou com a licença da empresa The Budd Company. Cada unidade tinha apenas dois carros inicialmente, mas foi necessário comportar três unidades para que se tivessem seis carros em composição.
A semelhança notória é bem visível por dentro e por fora, sua máscara obtem para-brisa apenas no lado direito do trem, muito visto por fora, por dentro se nota que não há nenhum para-brisa além da cabine de operação que ocupa a metade do espaço da máscara.
O material foi fornecido diretamente dos Estados Unidos, algumas empresas foram parceiras como a Westinghouse Electric.
Em seu ano de fabricação, os carros de numeração 1193 e 1194 (protótipos que estão atualmente na composição I24 - EX-A33), começaram a fazer testes iniciais no pátio de Jabaquara e na estação Saúde. Sua primeira linha de composição Norte-Sul (Atual Linha 1 Azul) ainda se encontrava em obras, a ideia de construção sempre foi ligar o centro de São Paulo a outras regiões metropolitanas, bairros da capital paulista.
Em 1974, as composições citadas começam a prestar serviços entre Jabaquara e Vila Mariana, no dia 14 de setembro do mesmo ano, todos os trens da linha teriam alimentação através de terceiro trilho. No ano seguinte, a linha pôde ser extendida até a estação Santana, ganhou significação no nome da linha que foi Norte-Sul. A linha foi a única existente metropolitana de São Paulo, as demandas foram crescendo, havia um lote de 33 trens, mas não bastava para as mesmas demandas e as necessidades cresciam mais. Chegaram mais 18 unidades fabricadas entre 1974 e 1976. Elas formam a frota 108.
A frota 198 tinha pouquíssimas diferenças internas, o design é o mesmíssimo, mas as alterações tecnológicas eram mais avançadas na frota 108. Esta frota iniciou seus serviços operacionais no trecho entre Brás e Sé em 1979, a então Linha 3 Vermelha (conhecida antes como Linha Leste-Oeste) não tinha uma frota própria, então os Budd Mafersa Série 108 permaneceram no trecho até que se pudesse obter frotas para a mesma linha. Após isso, a série 108 foi repassada para a Linha Norte-Sul.
Na fabricação do Budd Mafersa de 1972 à 1976, haviam dois lotes de entregas, inicialmente para a Linha Norte-Sul em dois lotes (198, composto por 198 carros em série 1001 # 1098 atual Frota A e o 108, composto por 108 carros em série 1199 # 1306 seria a Frota B).
Mas depois de certo tempo, as duas frotas se misturaram por uma mera troca de carros em algumas composições, as composições mistas possuem carros 198 em cada extremidade e 108 entre esses carros. As demais composições são apenas formadas por carros da frota 109 e 108.
Bem no início dos anos 2000, todas as composições do Budd Mafersa Frotas A e B, passaram a adotar o padrão metropolitano (mesmo padrão utilizado nos trens da CPTM e ônibus da EMTU), mas apenas a máscara fora pintada de azul e adesivada com as faixas do padrão metropolitano, o restante da composição continuou inoxidável. Embora vejamos as primeiras portas do primeiro e do último carro de cada unidade em cor azul claro, um padrão para espaço cadeirante.

Este é o Budd Mafersa em fase metropolitana do Metrô SP

Até hoje este padrão é visto, mas apenas a primeira e a última máscara das unidades foram modificadas, é fácil notar por exemplo, do segundo para o terceiro carro, carros intermediários, as máscaras continuam tradicionais, isso foi deixado de lado pela companhia.
Em meados de 2009, algumas frotas da série A e B, foram entregues para a modernização como parte do programa Expansão São Paulo, composições como a 15 (atual I15) e a 31 (atual J31).
Em 2010, a companhia do Metrô renumerou os carros, começando com a Frota H, esta que foi a primeira a ser chamada numericamente pela nova identidade.
O Budd Mafersa Série 1000 do Metrô-SP, passou a ser chamado de Budd Mafersa Frota A. Nisso, as numerações foram alteradas desta forma:
101 passou a ser A01;
1011 - 1012 - 1013 - 1014 - 1015 - 1016
passou a ser
A011 - A012 - A013 - A014 - A015 - A016.
Com a entrada dos trens da Frota H, as duas frotas do Budd Mafersa passaram a se chamar Frota A, é vista prestando serviços até mesmo na atual Linha 3 Vermelha, embora sua linha de orígem continue sendo a atual Linha 1 Azul. A antiga série 108 também chegou a prestar serviços na Linha 2 Verde, quando esta mesma linha seguia ramais apenas entre Ana Rosa e Vila Madalena. Esta mesma linha havia sido inalgurada em 1991 e não tinha uma frota própria, contou com o empréstimo das unidades desta série por vários anos.
Ainda em 2009, começou uma modernização da Frota A, a ideia era modernizar todos os 51 trens com ajuda de dois consórcios.


Este é o Budd Mafersa revisado e modernizado pela Alstom e pela Siemens

Nasce então a Frota I, com a modernização de algumas unidades na cidade de Cabreúva, interior de São Paulo, foram transportadas por carretas. Nisso, estas mesmas composições modernizadas contam com padrões de um trem moderno:
Um novo ar-condicionado;
Câmeras de segurança;
Janelas anti-ruído;
Displays eletrônicos;
Uma cabine novinha, espaçosa e prática para operação.
Graças as empresas Alstom e Siemens, nasceram sete trens novos dos antigos (I11, I13, I15, I16, I19 e I24), isso fora as duas composições que estavam em testes (I06 e I25). A composição I12 estava imobilizada.
A nova Frota I foi entregue na gestão de Geraldo Alkmin, na estação Tucuruvi.
Da modernização dos trens da Frota A, nasce também a Frota J, em contrato de modernização fechado no dia 19/06/2009.


Este é o Budd Mafersa revisado e modernizado pela Bombardier

As composições foram modernizadas pela empresa de nome Bombardier, empresa situada na cidade de Hortolândia, região de Campinas, interior de São Paulo. Elas também foram levadas via carretas e também contaram com padrões de um trem atualizado e moderno:
Câmeras de segurança;
Janelas anti-ruído;
Ar-condicionado;
Displays e mapas eletrônicos;
Uma cabine novinha com mais espaço e prárica para operação.
Dos 26 trens, 12 composições já foram modernizadas, sendo que destas 12, 9 já estão operando, sendo nas linhas:
1 Azul [J31, J45 e J46] 3 Composições;
2 Verde [J32, J42, J43, J48, J49 e J50] 6 Composições.
Outras três composições (J33, J34 e J51) estão em testes.
Estes trens também foram entregues na gestão de Geraldo Alkmin e comitiva no dia 08/12/2011, com a composição J31. A entrega aconteceu na estação Paraíso na via 1, sentido Tucuruvi.

Esta é mais uma postágem que dedico aos usuários que gostam dos trens da CPTM, Metrô e outras companhias e aos amantes ferroviários de todo o Brasil.
A postágem seguinte tratará dos trens da Frota C do Metrô, serão postados também sobre sua história, orígem e modernização. Não vão perder, hein!



DADOS TÉCNICOS DO BUDD MAFERSA FROTA A
Bitola (M): 1,60
Estrutura: Aço Inox
Fabricante: Budd/ Mafersa
Fabricação: 1972
Orígem: Brasil/EUA
Alimentação: Terceiro Trilho
Formação: 2 carros e 6 carros
Portas: 8 por carro
Linhas Operadas: 1 Azul, 2 Verde e 3 Vermelha
Linhas Operando: 1 Azul e 3 Vermelha
Unidades: 51 composições

8 comentários:

  1. Parece que a cabine do operador do Budd Mafersa original e bem pequena eu achei ele bonito

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  2. Muito bons os seus desenhos Paulinho Stippe, parabéns!
    Também me aventuro um pouco nos desenhos de metrô e ônibus no paint. No inicio da postagem você disse que teve "que fazer uma boa roda de passeios para obter fotos e imagens o bastante para que os desenhos do histórico primeiro Metrô de São Paulo...". Eu estou fazendo um desenho do Budd-Mafersa também, e gostaria de saber se você poderia me ajudar me cedendo algumas fotos do Budd, pois tem alguns detalhes do modelo que não dá pra identificar nas fotos que possuo. E visto os detalhes do seu desenho, é sinal que suas fotos mostram muita coisa. Caso possa me fazer a gentileza, o meu e-mail é o deividsantos.silvajr@gmail.com. Agradeço desde já e parabéns novamente pelos desenhos e pelo blog!

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    1. (Paulinho Stippe)
      Qualquer coisa pode me contatar no Facebook pelo meu nome mesmo

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  3. Olá.

    Gostei muito do seu trabalho, pena que o site esta abandonado, mas seu trabalho é muito bom. Parabéns

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  4. Ótimos desenhos, pena que o frota a está fora de operação, vc poderia fazer os desenhos só que para imprimir e montar? Tipo miniaturas, eu ficaria agradecido

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  5. Você pode fazer um desenho do metrô de fortaleza, vlt de fortaleza, vlt de caucaia, vlt de sobral e vlt do cariri

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