sexta-feira, 6 de setembro de 2013

TUE Alstom Metropolis (Atual série 9000 da CPTM)

Olá, caros internautas!
Venho mais uma vez a este blog para postar um desenho de um trem desejado pela CPTM e pelos usuários, um trem que está até hoje, atrasado nas entregas dos lotes e circulação dos mesmos.
Os belos Alstom Metropolis série 9000 encontram-se nos pátios de Presidente Altino em Osasco - SP e no bairro da Lapa em São Paulo (Atual filial da Alstom e antiga Mafersa), onde suas primeiras unidades foram construídas.
Vejamos então o desenho abaixo.

Este é o trem Alstom Metropolis série 9000 da CPTM, já com o padrão atual.


Fabricado no Brasil no ano de 2012, o Alstom Metropolis 9000 fez parte de uma pendência de lotes de entrega (desde o segundo semestre de 2012), os planos da companhia são de inserir estes TUE's na Linha 11 Coral, atendendo o Expresso Leste desta, partindo da estação Palmeiras - Barra Funda até Suzano.
Mas será que ele circularia em uma operação conjunta?
Devemos nos dar conta de que contamos com trens das séries 7000 e 8500, até mesmo para os horários de pico.
Atualmente ele está exclusivo pela Linha 12 Safira, junto dos trens CAF/Alstom 2000, Alstom 2070 e CAF 8500.

O mais curioso é o atraso destes trens. Não tenho certeza, mas eles estariam pendentes por ainda realizarem testes, ou por que certas ligações para a estação de Suzano - SP não estão prontas. Mas as respostas para estes atrasos eram motivos mecanicamente graves por questão de falhas técnicas, envolvendo seus truques, engates, freios, trações, sistemas elétricos e computadorizados. Inicialmente, devido a tais motivos a CPTM reprovou a série 9000, nisso, a CPTM e o Governo do Estado de São Paulo cobrou da Alstom as correções nas falhas do Alstom Metropolis. Já com outras companhias, a Alstom não fabricou o Metropolis com nenhuma falha mecânica ou elétrica.
Felizmente, algumas unidades do Alstom Metropolis 9000 circulam na Linha 11 Coral da CPTM.
Com o Alstom Metropolis 9000 em frota completa na companhia, parte dela circula na Linha 13 Jade junto do trem série 9500, pois tal linha ainda não tem uma frota própria estável para circulação.

Este é o Alstom Metropolis em fase Supervia, adotou a série 4000
Ele já obtinha câmeras externas no lugar de espelhos, que refletiam o ângulo das portas e dos sinalizadores de fechamento das portas.

Este é o Alstom Metropolis em fase Supervia 2018, adotou a série 5000 e ostenta um letreiro superior lateral.
A Alstom andou mexendo os pauzinhos

A companhia carioca de nome Supervia Trens Urbanos, adquiriu pelo menos dez TUEs no mesmo projeto dos trens série 9000 em 2013, no Rio de Janeiro estes dez trens adotaram a série 4000.

Este é o Alstom Metropolis em fase Trensurb, adotou a série 200
Também obtendo câmeras externas em lugar dos espelhos.
O curioso é ele usar truques fornecidos pela CAF.

A companhia do Metrô de Porto Alegre - RS, nomeada Trensurb, também adquiriu alguns trens do mesmo projeto, adquiriu 15 TUEs em 2013, formando a série 200 desta companhia. Algumas alterações foram feitas, eles possuem 4 carros com salão contínuo, espaço para bicicletas e são fabricados em consórcio com a Constructiones y Auxiliar de Ferrocarriles - CAF, que forneceu os motores, truques e sistemas elétricos das composições.

Com o TUE Alstom Metropolis série 9000, os usuários poderão contar com tudo que há de moderno em um verdadeiro 'Metrô de Superfície', contarão também com portas maiores, ar-condicionado, detectores de incêndio, monitores de indicação, indicadores de estações em led e o chamado Acesso Gangway (onde os usuários tem acessibilidade completa em todos os 8 carros) e as falas automáticas.
Já a formação de assentos é similar a do Caf série 7500 e 8000, onde tem formações longitudinais e com menos quantidade. São retos (talvez geraria certo desconforto aos usuários) e não possuem proteção estofada, assentos que são similares aos do Metrô mais moderno.
Mesmo com tal semelhança, devemos lembrar que os usuários do Metrô permanecem no trem por cerca de 20 minutos, sendo que nos trens da CPTM chegam até a permanecerem mais de uma hora. Esse seria o único ponto negativo do Alstom série 9000.

Essa é mais uma postagem que dedico aos usuários que gostam da CPTM, aos admiradores e apreciadores dos trens da companhia e aos amantes ferroviários de todo o Brasil.
Confesso que essa postagem eu fiz já de cara, uma vez que eu já tinha o desenho pronto para ser postado.
Acompanhem logo mais o Blog!

DADOS TÉCNICOS DO ALSTOM METROPOLIS
Estrutura: Aço Inox
Fabricante: Alstom
Fabricação: 2012
Origem: Brasil
Ano de Operação: 2013
Portas: 8 por carro
Linha de Operação: Atualmente a 12 Safira
Composição: 8 carros diretos 

16 comentários:

  1. Primeiro desenho do Alstom baseado no Metropolis, conhecido como Série 9000 da CPTM, Série 4000 da Supervia e Série 200 da Trensurb. Parabéns pelos desenhos.

    Ao saudá-lo, também peço autorização para fazer uma miniatura do Alstom a partir dos desenhos, naturalmente mantendo os créditos.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seus desenhos, parabéns. Gostaria de pedir se possível você fazer um trensurb serie 100 nippon Kawasaki. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Oxe.porque os adesivos do ônibus da EMTU e presente nos trens da CMSP e da CPTM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver...
      A EMTU como sendo uma empresa que atende o estado, teve como conhecido o "Padrão Metropolitano" e gestava nos trens do Metrô, pois a CMSP é uma empresa estatal.
      Já a Via Quatro nunca adotava tal padrão, pois é uma empresa privada, mesmo prestando serviços ao estado.

      Excluir
  4. Oxe.porque os adesivos do ônibus da EMTU e presente nos trens da CMSP e da CPTM

    ResponderExcluir
  5. Parabéns gostei dos seus desenhos de trens urbanos
    Eu queria o desenho do Siemens MX3000
    é do sorefame-bombardier ML99

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, esses já levarão um pouco mais de tempo, mas serão postados aqui assim que eu publicar os que estão na frente

      Excluir
  6. Parabéns gostei dos seus desenhos de trens urbanos
    Eu queria o desenho do Siemens MX3000
    é do sorefame-bombardier ML99

    ResponderExcluir
  7. O 5000 da Supervia já estão rodando desde novembro do ano passado. Estão no ramal parador Deodoro

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Este está mais que pronto, faltando mais histórias para postar

      Excluir
  9. vc sabia que a série 9000 fez os testes na linha 7 rubi

    ResponderExcluir