quarta-feira, 4 de setembro de 2013

TUE Caf Renfe (Atual 2100 da CPTM)

Olá, caríssimos internautas!
Como prometido venho a este blog para dar a vocês a chance de ver desenhos do primeiro trem confortável de São Paulo, o famoso 'Trem Espanhol', o Caf série 2100!
Detalhe: ele era conhecido na Espanha como UT 440R.
Trataremos de um trem que teve história internacional até por longas décadas, este que chegou ao Brasil já com modernização e fase secundária direto da Espanha, vendido ao nosso país (Governo do Estado de São Paulo) e para o Chile.
Vou confessar que terminar os desenhos deste TUE foi bastante trabalhoso, o que resultou em ótimas obras para serem apreciadas, aproveitando para conhecermos sua história.
Bom, vamos então ver os desenhos abaixo.

 Este é o UT 440 em fase original da Espanha nos anos 70.

Fabricado em 1974 em tal país, feito em aço carbono, o UT 440R tinha por finalidade preencher as necessidades urbanas, mas parecia que este TUE não obtivera certos requisitos. Tendo como responsável pelos trens, a empresa de nome Renfe decidiu aumentar o desempenho dos mesmos, fazendo-os chegar até os grandes centros urbanos.
Os trens tinham apenas 2 carros de composição padrão, um carro reboque e um carro motor (chamava eu de carro auxiliar por também obter uma cabine de operação).

Este é o Trem Renfe UT 440R já em primeira fase de revitalização na Espanha.

Mais trens foram adquiridos no afim de vencer a concorrência em comprar unidades em formato MC + RC (Carro Motor com cabine + Carro Reboque), mas esta concorrência foi vendida as empresas de nome CAF e WESA, tendo como elas responsáveis por fornecer tal série.
O trem como no desenho acima foi reequipado com novos componentes, sistema de freios, novos assentos, novo ar-condicionado, revitalização nos truques, etc.
Cabia então a CAF a suprir as necessidades eletrônicas, uma vez que tal empresa não tivesse força ou experiência em suportar sozinha tais cargas. Foi preciso recorrer as concorrências (empresas de nome Macosa e GEE de um lado e MTM de outro), para que assim, a CAF pudesse suportar maior carga.
Mesmo que o desenho de sua caixa e seus truques fossem da Suíça, o equipamento foi construído sob licença da Mitsubishi Electric Company, adotando componentes de locomotivas locais. Mais de 250 trens foram entregues em lote até meados de 1985.

Este é o Trem Caf Renfe UT 440R já modernizado na Espanha, podemos notar as mudanças nas portas, janelas e sua máscara.

Já entre 1996 e 2005 o Governo Espanhol vendeu um total de 68 TUE's (20 para o Chile e 48 para o Brasil), onde sobrariam na Espanha seis TUE's, deixam 181 trens, que seguem sendo fundamentais nos serviços regionais da operadora Renfe. Desse total, apenas 21 seguem sem reforma.
Em setembro de 2000, o primeiro TUE desta série, o de numeração UT 440-001 foi baixado no pátio suburbano da empresa Renfe, formado pelos carros 001M, 022R e 001C.
Os amantes ferroviários planejariam preservar este mesmo TUE, pintando-o em suas cores originais como no primeiro desenho, mantendo-o longe de vandalismos ou rompimentos naturais.
O trem foi recuperado pela Renfe, que separou os carros 001M e 001C foram separados no pátio anterior onde se encontrava, onde atualmente eles se encontrariam em um estado lastimável. Não se via intensão de preservar realmente este TUE, nem das entidades, nem dos administradores. Cada vez mais se acreditava em um muito provável desmanche.

Este é o Caf UT 440R na Metrotren no Chile.

Este é o Caf UT 440R no Chile, modernizado pela Metrotren

Este é o Caf Renfe série UT 440R, batizado como Caf série 2100 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Ele logo chegou direto da Espanha com este padrão metropolitano da companhia.

Como dito antes, o Governo Espanhol vendeu 20 trens para o Chile e 48 trens para o Brasil, no caso, para São Paulo, com o afim de ficar na CPTM. A companhia tinha como plano de revitalizar o trem de subúrbio paulista, os planos de início eram inserir os trens 2100 para o Expresso Leste (Atual Linha 11 Coral).
Mas a população da Zona Leste de São Paulo agradeceu de forma que o trem fosse apedrejado, vandalizado de forma extremamente cruel. Com inteligência a CPTM deslocou os TUE's desta linha e fez testes nas outras, entre elas a antiga Linha A (Atual Linha 7 Rubi).
Claro que ele não passou no teste, uma vez que se trata de um trem que inicialmente foi feito para viagens de média e longa distância.

Um fato curioso foi do que os administradores deste TUE tratavam:
Nos testes na Linha 7 Rubi quando se chamava Linha A, aconteceu uma falha no sistema de freios, causando um incêndio pequeno, isso depois que ele passou por uma rampa bem íngreme entre a saída da estação Vila Clarice. Alguns dos seus pontos negativos saltavam a vista de muitos operadores, como na sua pouca força em sua arrancada, por justamente ser um trem feito para viagens de médio e longo trajeto.

A linha que ele se encaixou bem foi a antiga Linha C (Atual Linha 9 Esmeralda), onde ele circulava ora com 3, ora com 6 carros em composição. Nesta linha ele circulava com música ambiente, influência passada para os trens série 3000 da companhia. Os trens série 2100 por poucas vezes circulavam com até 6 carros para suprir os horários de pico, auxiliando nas demandas.
Outra das linhas que ele mais se encaixou foi a antiga Linha D (Atual Linha 10 Turquesa), onde ele teve ótimas avaliações como, as estações que eram longe umas das outras, suportava paradas de maior intervalo e alcançava a atenção dos moradores da região do ABC Paulista.

Uma pena ele ter sofrido também nesta linha certos vandalismos, apesar de não ser do mesmo grau de quando ele esteve na Zona Leste de São Paulo.

Vários acidentes aconteciam enquanto ele estava na Linha 10 Turquesa, alguns até propositais:
O primeiro acidente aconteceu por conta de um dormente deixado na via, fazendo o TUE descarrilar. Felizmente ninguém morreu.
O segundo aconteceu em meados de 2002, a unidade 2129 teve maior dano acidental quando partia destino a estação Luz, quando viu uma locomotiva no sentido contrário. Ela carregava vagões de açúcar, mas durante o cruzamento um dos vagões desta locomotiva descarrilou, fazendo com que a unidade 2129 se chocasse de frente com este vagão. O operador não se feriu, mas os usuários foram lançados dos assentos ao chão, sofrendo ferimentos leves. A unidade 2129 ficou parada por bastante tempo, hoje ela se acopla na unidade 2139.
O terceiro aconteceu de forma bastante improvável, quando um ônibus caiu de um viaduto entre as estações São Caetano e Utinga (cheguei a ver a notícia na televisão neste dia). Chegava então um trem de numeração 2136 correndo a 90 km/h, contudo o operador deste TUE viu que havia algo na linha do trem. Com um reflexo e agilidade, o operador acionou os freios de emergência, fazendo com que o impacto fosse menor, correndo em 10 km/h. Foi muito esperto este operador em realizar tal manobra. A unidade 2136 esteve passando por reparos e voltou a circular depois de algumas semanas.

Logo os TUE's de série 2100 estourou sua quilometragem de 1 milhão de quilômetros rodados, logo eles foram direcionados a revisão geral.

Este é o Caf série 2100 com o novo padrão da CPTM.

Incrível como ele foi todo reequipado, preservado e revitalizado, a ideia da companhia é prolongar a vitalização deste TUE por pelo menos mais 20 anos. Uma vez que se trata de um trem muito histórico, o qual muita gente jamais imaginaria que ele fosse tão antigo.
Ele recebeu até novos equipamentos como: câmeras de vigilância; indicadores digitais, novos componentes de ar-condicionado, nova suspensão a ar e reforçamentos nos motores.

Essa é mais uma postagem que dedico aos usuários que gostam da CPTM, aos admiradores e apreciadores dos trens da companhia e aos amantes ferroviários de todo o Brasil.
Logo irei postar mais desenhos meus dos trens urbanos e um pouco da história deles, a próxima postagem será do trem português, o único TUE que acompanhou o Francorail série 5000 em época de FEPASA.
Acompanhem o Blog!

DADOS TÉCNICOS DO CAF
Estrutura: Aço Carbono
Fabricante: CAF/ Renfe
Fabricação: 1974
Origem: Espanha
Ano de Operação: 1998
Portas: 4 por carro
Linhas Operadas: 8 Diamante, 9 Esmeralda, 10 Turquesa e 11 Coral
Linha Operando: 10 Turquesa
Composições: 2 carros, 3 carros e 6 carros

4 comentários:

  1. qual a medida de um carro serie 2100 ?

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    1. Bem, assim que eu conseguir dados dimencionais, passarei em cada dado técnico dos trens.

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  2. Respostas
    1. Calminha, queridinho! Não está descrito que prestou serviços em tal linha, mas o erro gráfico faz parte. Não precisa de tanto ódio no coração! [risos]

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