domingo, 1 de setembro de 2013

TUE Siemens (Atual 3000 da CPTM)

Olá, queridíssimos leitores!
Mais uma vez venho a este blog com o prazer de postar mais desenhos de um trem que até foi esquecido pela CPTM, mas teve seu grande valor e desempenho em substituições e ostentações nas linhas do trem metropolitano de São Paulo.
Devo pedir desculpa a vocês pelo atraso da postagem, pois os desenhos estavam em revisão e correção para assim serem postados.
Vamos conhecer o trem alemão, o Siemens série 3000.
Vejamos então os desenhos

Este é o Siemens série 3000 em fase inicial na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), seus toques levam ao padrão metropolitano da companhia.

Fabricado na Alemanha em 1998, chegou ao Brasil a mando de um lote de trens de Aço Inox, para por fim, ajudar nas necessidades urbanas da CPTM. Tem a classe de um 'Metrô de Superfície', é potente e circula com música ambiente para os ouvidos dos usuários.
Uma coisa muito curiosa sobre este TUE é a sua arrancada, parece emitir uma espécie de sinfonia que lembra um instrumento musical. Para os que andam nele pela primeira vez é muito notável e curioso.
Os únicos pontos negativos deste TUE seriam os assentos (retos) que causam certo desconforto aos usuários e o ar-condicionado que não era dos mais potentes. Isso gerava certa reclamação dos usuários para com a companhia, o desconforto do ar-condicionado era maior em horários de pico.
Na Linha C (Atual Linha 9 Esmeralda) ele circulava apenas com 4 carros, suas unidades eram variadas mas muito poucas. Na mesma época a CPTM decidiu fundar a temporária Linha I (Linha de Integração-Centro) que integrava as estações Palmeiras - Barra Funda, Luz e Brás. A estação Luz estava em reforma de preservação e planos em ação de integração ao Metrô na época e a estação Brás em reforma de modernização, com direito a máxima cobertura completa. O Siemens 3000 circulava com 8 carros na Linha I, mesmo com poucas estações de linha.
Com alguns anos se passando o Siemens 3000 foi deslocado para diversos pontos:
Linha 7 Rubi; Linha 8 Diamante; até mesmo na Linha 10 Turquesa, ajudando os espanhois da série 2100.
Houveram rumores de que ele estaria passando pela Linha 12 Safira, mas nada foi provado.
Hoje ainda é possível ver até mesmo duas composições de 8 carros a circular, mas a maior parte da frota está fora de atividade. Acredito eu que eles retornem depois de uma revisão geral e com o novo padrão da companhia, já que eles atingiram sua quilometragem máxima.

Esse é o Siemens série 3000 com o novo padrão da CPTM.
Fiz este desenho imaginando que ele realmente saia da revisão geral com este padrão e já pronto para continuar a circular, até hoje espero por este dia.

Essa é mais uma postagem que dedico aos usuários que gostam da CPTM, aos admiradores e apreciadores dos trens da companhia e aos amantes ferroviários de todo o Brasil.
Logo irei postar mais desenhos meus dos trens urbanos e um pouco da história deles, a próxima postagem será do primeiro trem de ar-condicionado de São Paulo com muita história a contar mesmo resumida.
Acompanhem o Blog!

DADOS TÉCNICOS DO SIEMENS
Estrutura: Aço Inox
Fabricante: Siemens
Fabricação 1998
Origem: Alemanha
Ano de Operação: 1999
Portas: 8 por carro
Linhas operadas: 7 Rubi, 8 Diamante, 9 Esmeralda e 10 Turquesa
Linhas operando: 7 Rubi e 9 Esmeralda
Composições: 4 carros e 8 carros

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