sexta-feira, 26 de julho de 2013

TUE Francorail MTE (Série 5000 da CPTM)

Olá, queridíssimos usuários e leitores!
É com o enorme prazer que venho ao blog postar desenhos meus de uma maravilha histórica do trem metropolitano, vamos tratar do glorioso Francorail série 5000!
Pessoalmente eu digo que sempre será o mais espetacular dos trens de subúrbio, pois ele era considerado o mais correto e bem desenhado, teve grandes histórias, acontecimentos e milhões de recordações desde os anos 80, o último lendário "Fepasão"!
Vamos logo conferir a história dessa maravilha e ver os desenhos.

Este é o Francorail MTE em sua fase FEPASA (Ferrovia Paulista Sociedade Anônima), no Brasil foi aí que ele iniciou sua carreira paulista.

Fabricado em 1977 na França pela empresa Francorail ele teve uma missão de suprir as necessidades urbanas no Brasil, em especial em São Paulo na Zona Oeste. Na Francorail suas primeiras frotas estavam prontas para serem transportadas para o Brasil, com destino a representante francesa na cidade de Osasco - SP, a empresa de nome Cobrasma. Logo a Cobrasma recebeu seus primeiros trens de aço inox na época de 1977/1978, na Cobrasma as outras unidades foram por fim montadas lá mesmo.
Antes do nosso francês começar a circular, propagandas estavam sendo feitas, em especial no aniversário de São Paulo. Uma matéria referente a FEPASA com uma foto do nosso amado Francês, promessas de dar a população paulista os novos trens de aço inox.
Logo eles passaram a circular com 12 carros (duas composições com 6), usando a série 9000 com denominação UI9000 (Unidade de Inox 9000).
Em 1980 todos os TUEs franceses estavam circulando com tranquilidade, apesar de muitos acontecimentos até catastróficos:
Colisões de uma unidade com outra; caminhão ou pessoas na via; falhas nas sinalizações; entre outros.
Mas nem por isso ele deixou de ser o mais confortável da época, apesar do clima do salão de passageiros que quando se fazia muito calor começava uma certa reclamação dos usuários.
Seus ramais exemplares tratavam de linhas que ligavam as zonas Oeste, Sul ao centro paulistano. Havia uma linha com ramal de Itapevi a Julio Prestes (esta de cor cinza, a linha Oeste) e o ramal de Osasco a Colônia Paulista (esta de cor vermelha, a linha Sul), o ramal expresso de Pinheiros a Imperatriz Leopoldina (na Linha Sul) e o ramal expresso de Carapicuiba a Estação da Luz (na Linha Oeste).
Uma vez que se trata da frota UI9000, parte dos trens desta série foi separada, adotando série UI5000, esta que passou a fazer o expresso Carapicuica x Luz. Pessoas diziam que se tratava de uma lenda um trem da FEPASA aparecer na Estação da Luz. Mas com o tempo em meio aos acidentes frequentes de certa forma essa frota UI5000 já não existe mais, aos poucos ela se perdeu.
O tempo se passou, no início dos anos 90 a CPTM passou a assumir o comando de todas as linhas do trem metropolitano de São Paulo, entre elas as linhas Oeste e Sul que pertenciam a FEPASA, era o fim da Ferrovia Paulista em prestação de serviços urbanos.

Trem Francorail MTE em fase CPTM. De UI9000 a 5000.

Trem Francorail MTE série 5000 em uma concepção de um exemplar fictício da CPTM.
Antes era imaginado que ele tivesse um serial peculiar, mas sabemos que ele pulou diretamente para a série 5000, que antes era a frota UI9000 da FEPASA.

Trem Francorail MTE com padrão da CBTU. Sendo fictício, isso nunca aconteceu, pois trata-se de uma imaginação minha do trem, embora tivesse existido em São Paulo o ER 900.
Imaginem uma espécie de ER 300.

O trem Francorail série UI9000 na CPTM passou a ter o padrão desta nova companhia e sua série mudou para uma numeração abandonada e reutilizada, passou de UI9000 a ser série 5000 da CPTM.
Contudo a CPTM recebera trens desgastados de outras companhias, como a CBTU e a RFFSA. Cabia então a CPTM cuidar destes trens, o então série 5000 mesmo estava com revisões atrasadas. Isso causaria muitos problemas a companhia em questão a Linha Oeste - adotando o nome de Linha B Cinza, mas no entanto alguns planos de revisão geral estavam prontos a algumas unidades. Então assim foi feito.

Este é o Francorail série 5000 com padrão metropolitano da CPTM, apenas poucos desses trens receberam esse padrão e a modernização tratada. Os outros TUEs ainda estavam em espera da Modernização.
O tempo se passou, um novo lote de trens urbanos novos estava a ser realizado, com o afim de substituir os nossos amados franceses.

Este é o Francorail 5000 com face metropolitana da CPTM, notável que o restante dele está inoxidável.

Assim como a falta de uma revisão geral com um afim de atualizar, este e outros TUEs da mesma série passaram por uma falta de peças muito grande. Acontecia então o que eu chamaria de canibalismo, retiravam peças de um TUE para outro. As manutenções deste TUE eram de extrema dificuldade, parecia que até o fim de 2010 ou em 2011 esses TUEs não iriam mais prestar serviços.
E assim foi feito. Com a chegada dos novos trens os nossos amados Francorail 5000 estavam todos fora de serviço, as unidades foram removidas ao pátio próximo da Estação Eng. Manoel Feio da Linha 12 Safira. Muitos boatos corriam quanto a isso, pessoas acreditavam que a Supervia iria comprar algumas destas unidades com 12 carros, outros boatos diziam que eles finalmente iriam ser desmanchados. Mas nada disso é certo, o que resta é esperar por uma resposta concreta. Mas nem todos estarão fora com certeza!

Trem Francorail MTE com padrão da Supervia, jamais teria sonhado em existir.
O Fictício Série 5005 da companhia.

Este é o Francorail série 5000 em padrão atual da CPTM.

No início quando fiz este desenho eu imaginei um sonho impossível de ver um TUE 5000 com este padrão. Mas eu soube através de outras fontes que este TUE iria ser finalmente revitalizado, mesmo que algumas unidades. Ele passaria a prestar serviços nas estações modernizadas da Linha 8 Diamante, na Extensão Operacional. Mas ele conteria apenas 4 carros (CR, CM, CM e CR - 2 carros reboque e 2 carros motor).
Atualmente ele está em testes para que possa circular na extensão operacional da então linha 8 Diamante.
Acredito que tanto para mim quanto para muitos o sonho de rever o nosso amado trem francês está prestes a se realizar, já que tratamos de um trem muito histórico com milhões de recordações. Momentos que ficarão para sempre na memória de muitos.

Essa é mais uma postagem que dedico aos usuários que gostam da CPTM, aos admiradores e apreciadores dos trens da companhia e aos amantes ferroviários de todo o Brasil.
Confesso que essa foi a postagem mais tocante que já postei na vida, logo irei postar mais desenhos meus com mais histórias dos TUEs.
Não deixem de acompanhar, muitos trens estão por virem a serem postados neste blog!

DADOS TÉCNICOS DO FRANCORAIL 'FEPASÃO' MTE

Estrutura: Aço Inox
Fabricante: Cobrasma Francorail MTE
Fabricação: 1977
Origem: França
Ano de Operação: 1980
Portas: 8 por carro
Linhas Operadas: 8 Diamante e 9 Esmeralda
Composição: 6 carros e 12 carros

16 comentários:

  1. Este trem foi reformado e ficou com o padrao vermelho da cptm e circulara no trecho amador bueno e itapevia

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    1. Na verdade apenas uma unidade com 4 carros está em testes, por (poucas) vezes este TUE realiza testes para enfim, prestar serviços na extensão operacional.
      Então no momento ele não presta serviços.

      Tive isso em confirmação visitando a estação de Itapevi, outros que trabalham na estação confirmaram.

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  2. Confirmando 5 unidades com 4 carros revitalizadas

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  3. Na verdade ele presta serviço sim trabalho na empresa desde 1992 e sou responsável para reformar suas rodas

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  4. Na verdade ele presta serviço sim trabalho na empresa desde 1992 e sou responsável para reformar suas rodas

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  5. O que me vem a perguntar é, onde mais ele circula além da extensão operacional da L8?

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  6. Na Extensão nos dias de hoje roda uma unidade e fica uma na via de trens reservas na lateral da estação de Itapevi, quando reinaugurou, em abril de 2014,eram 2 rodando e 1 na via de reservas. Agora a CPTM o renumerou para 5400 (frota Oscar, antes Alpha). Ele é de uso exclusivo na Linha 8, nem há possibilidade de remanejar para outras linhas por conta das peças que ficam na Altino.

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  7. A mesma frota que ja tava circulando desde 2014 que mudou de série?

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    1. A série só foi remunerada. As características da reforma de 1998/1999 permanecem. Os originais não existem mais...

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  8. ola bom dia eufaço trems da cptm e eu poderia salvar as suas inmages

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  9. 5000 Nunca Encostou Suas Rodas Na Linha 11 Coral Analfabeto

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    1. Nossa, pra que tanto ódio no coração? Sendo que segundo uma testemunha, ele de fato fez teste na L11. Calma, amiguinho!

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  10. Este comentário foi removido pelo autor.

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