sexta-feira, 26 de julho de 2013

TUE CAF Alstom (Atual 2000 da CPTM)

Olá, caros leitores internautas!
Trago a vocês mais desenhos meus dos trens urbanos, nesta postagem iremos tratar de um trem que fez dos anos 2000 os melhores anos dos usuários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), para a companhia e para a região Leste de São Paulo ele é um dos primeiros trens que contem Ar Condicionado.
Vamos logo conhecer a maravilha do Expresso Leste dos anos 2000.

Este é o Caf série 2000 em fase inicial da CPTM.

Fabricado em 1999 na Espanha esteve em preparações nos pátios paulistas, como o de Presidente Altino em Osasco - SP, entrou em circulação no ano 2000 (Eu achava que por isso ele era batizado com o serial 2000). Em especial a Alstom foi responsável nos equipamentos e auxilio.
Como na Zona Leste de São Paulo havia muita necessidade de manutenção nos trens que estavam ruins, modernização nas estações, segurança para os usuários, a situação estava precária para todos, mas com a chegada do Caf série 2000 a situação mudou totalmente.
Uma vez que se tratava de melhorar totalmente a circulação dos TUEs e das linhas urbanas de São Paulo, até mesmo as estações foram modernizadas em seu trecho, tais como: Brás (sendo reformada - modernizada na época); Tatuapé (já com o padrão necessário); Corínhtians - Itaquera; Dom Bosco; José Bonifácio e Guaianazes.
Em Guaianazes foi construída uma segunda estação, tendo a antiga desativada pouco mais a diante. Pesquisei no blog de um colega (Diego Silva), blog que é o mais famoso e conhecido (CPTM em Foco), algo que eu não fazia ideias, o projeto de ligação do Metrô SP referente a linha 3 Vermelha era o Ramal de Palmeiras - Barra Funda até  Guaianazes, no entanto seria feito um trecho EX com uma nova frota adquirida pelo Metrô, o Alstom Milênio - atual Frota E desta companhia. Contudo a CPTM assumiu o comando e estão aí tais estações ligadas a Zona Leste Paulista com o nosso série 2000.
Com um visual diferente, conforto, qualidade e segurança os usuários podiam sentir que a CPTM finalmente estava começando a por a mão na massa (digo, no aço carbono), este trem tinha uma verdadeira qualidade do Metrô de Superfície.
Vários anos se passaram, praticamente uma década, os Caf Alstom já estavam precisando de uma revisão geral por chegarem no limite de quilometragem. Logo os TUE série 2000 começaram a passar por revisão geral e ganhar o novo padrão da companhia paulista.

Este é o Caf Alstom série 2000 com o novo padrão da CPTM, revisado e preservado.

Continuou circulando até a chegada de novos trens. Tanto que se tratando de um trem novo de apenas 14 anos de fabricação, sendo posteriormente 25 anos, chegou a auxiliar em uma espécie de extensão larga, tanto que por horários certos do dia-a-dia ele parte da Estação da Luz e segue direto para a Estação Estudantes, ambas da então Linha 11 Coral. Mas não são todos os trens, seu padrão real de origem era sair da Estação Luz e chegar até Guaianazes.
Atualmente ele está exclusivo na Linha 12 Safira.


Essa é mais uma postagem que dedico aos usuários que gostam da CPTM, aos admiradores e apreciadores dos trens da companhia e aos amantes ferroviários de todo o Brasil.
Logo irei postar mais desenhos meus dos trens urbanos com um pouquinho da história deles, a próxima postagem tratará de mais um trem rico em conforto e qualidade, onde a Zona Sul de São Paulo ficou impactada ao receber tamanha beleza, conforto e segurança.
Acompanhem o Blog!

DADOS TÉCNICOS DO CAF ALSTOM

Estrutura: Aço Carbono
Fabricante: Caf Alstom
Fabricação: 1999
Origem: Espanha
Ano de Operação: 2000
Portas: 8 por carro
Linha Operando: 11 Coral e 12 Safira
Composição: 8 carros

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