sexta-feira, 6 de setembro de 2013

TUE Caf (Atuais 7000 e 7500 da CPTM e C da ViaMobilidade)

Olá, caríssimos usuários e leitores!
Trago a vocês vindo mais uma vez a este blog, uma postagem que dará uma dose dupla do membro mais novo da CPTM que se põe em circulação desde antes de 2010, um TUE capaz de se comparar com tudo que há de bom e mais moderno no mercado.
O Trem Caf série 7000 que circula até os dias de hoje e que segue auxílio de uma separada e nova frota, a série 7500. Estes que hoje alcançam o maior índice de avaliação de um autêntico 'Metrô de Superfície'.
Vejamos então os desenhos.

Este é o Caf série 7000, o mais novo TUE em circulação. Usa justamente o novo padrão da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) como aprovação pela mesma companhia.

Fabricado em 2008 na Espanha, onde realizou seus primeiros testes, o Caf 7000 foi até mesmo visitado por brasileiros de grande porte, como o Secretário dos Transportes Metropolitanos José Luiz Portella. Estes que acompanharam a construção estrutural, o design arrojado, agressivo e dinâmico e por fim tiveram a honra de presenciar a construção completa de uma unidade inteira.

Os dois primeiros TUE's de série 7000 chegaram no porto de Santos - SP direto da Espanha feitos em Aço Inox, os outros TUE's seriam construídos em uma nova filial da CAF que estava sendo feita em Hortolândia - SP. Esses mesmos TUE's foram enviados para o pátio de Presidente Altino em Osasco - SP para serem encarrilados e testados, foi dado o completo padrão atual da CPTM em uma unidade de até 8 carros inoxidáveis.

Ele circula pela Linha 7 Rubi, auxiliando os trens de série 1100 e 1700, alcançando atenção e confiança dos usuários, que podiam notar o conforto e a segurança.
Ele chegou a circular na Linha 8 Diamante para auxiliar nas demandas ao lado dos trens de série 5000.
Circulou na Linha 9 Esmeralda por um breve tempo, ajudando os trens de série 2070 e 3000.
Já esteve também no Expresso Leste da Linha 11 Coral, onde foi muito bem recebido até mesmo com festas.
E por fim ele também se encontrava na Linha 12 Safira, onde deu confiabilidade aos usuários que com isso, podiam contar com um trem dinâmico e bastante seguro.
Sua última linha de operação antes de ser privatizado, junto do lote/série 7500, foi a Linha 10 Turquesa.

Esses que contam com assentos confortáveis, borrifadores de água que detectam automaticamente incêndios, monitores de indicação, indicadores digitais em led, câmeras de vigilância e anúncio de estações automático. O operador também conta com total monitoramento, conforto sem igual e acesso a padrões unicamente eletrônicos.

Entrando em operação em 2009, o Caf série 7000 foi recebido com grande cerimônia na estação Tatuapé, nas vias da atual Linha 11 Coral. Usuários, administradores e apreciadores dos trens da CPTM se fizeram presentes, este acontecimento foi entre 2009 e 2010, onde até mesmo uma banda se fez presente para a recepção do aclamado Caf.

Com um total de 48 trens ativos da série 7000, 2 destes TUE's vieram diretamente da Espanha como citado antes, as outras 46 foram construídas em Hortolândia - SP, mas atualmente 45 trens desta mesma série estão em circulação. Uma das unidades colidiu com um trem numerado 1717 na estação de Palmeiras - Barra Funda e ficou perdido por ter sua máscara destruída, outro da mesma série teve um carro motor (Q17) descarrilado próximo da estação Ceasa.

Em meados de 2010, a Caf de Hortolândia fabricou os mesmos modelos de TUE's, estes que adotam série 7500. Antes essa frota circula na Linha 9 Esmeralda, a única diferença dos trens série 7000 é a quantidade de assentos que já é bem reduzida; certas formações dos assentos são longitudinais. É bastante notável até por pessoas que andam neles pela primeira vez, fazer uma comparação com os salões de passageiros do 7000 e do 7500.

Atualmente, as linhas 8 Diamante e 9 Esmeralda são assumidas pela ViaMobilidade, empresa gerenciada pelos grupos Ruas e CCR, foi quando começou a existir as frotas A e C. Em breve postarei sobre a frota A.

Este é o Caf 7000 sendo este agora da frota C da ViaMobilidade, empresa privada que assume as linhas 8 e 9.

Essa é mais uma postagem que dedico aos usuários que gostam da CPTM, aos admiradores e apreciadores dos trens da companhia e aos amantes ferroviários de todo o Brasil.
Só que esta postagem não acabaria por aqui, ainda vamos ver os trens de uma seguinte série, onde não foge dos seus antecessores 7000 e 7500. Seria a mais inovada frota de trem metropolitano de São Paulo que conta com acessibilidade completa.
Acompanhem o Blog!

DADOS TÉCNICOS DO CAF
Estrutura: Aço Inox
Fabricante: Caf
Fabricação: 2008
Origem: Espanha
Ano de Operação: 2009
Portas: 8 por carro
Linhas Operadas: 7 Rubi, 8 Diamante, 9 Esmeralda, 11 Coral e 12 Safira
Linhas Operando: 7 Rubi, 11 Coral e 12 Safira
Composição: 8 carros

DADOS TÉCNICOS ADICIONAIS DA SEGUNDA FROTA (7500)
Fabricação: 2010
Origem: Brasil
Ano de Operação: 2011
Linha de Operação Atual: 9 Esmeralda
Composição: 8 carros

5 comentários:

  1. poderia fazer o atual hyundai rotem serie 9500 da cptm por favor

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    1. Mas claro! :D
      Logo, vou operar o blog, inserindo mais postagens
      Observando que, o Hyundai Rotem XG 9500 já está pronto, assim como muitos outros não publicados

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  2. Fazem o Frota C da VM das Linhas 8 e 9 pfvr e o 8900

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    1. Estão disponíveis! O C da VM no post do 7000/7500 e o que chama de 8900, presumindo que seja o série A já é o último post até o momento. Eu os chamo de Alstom "Caio" por conta dos farois de VIP 4 [risos]

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