quarta-feira, 4 de setembro de 2013

TUE Sorefame (Atual 5500 da CPTM)

Olá, caros leitores!
Venho mais uma vez ao blog para dar a vocês mais chances de ver os desenhos dos TUE's aqui postados com um pouco da história deles. Dessa vez vamos tratar do Sorefame série 5500, desde sua história na FEPASA até suas modernizações de algumas unidades que até hoje, prestam serviços fundamentais na Linha 12 Safira.
Este TUE também era conhecido como Eletro-Carro por ser construído por um consórcio que une empresas como a Sorefame, a Mafersa, entre outras.
Foi considerado o pior TUE da companhia por consumir enorme quantidade de energia.
Bom, vamos então ver os desenhos.

Este é o Sorefame Eletro-Carro em fase FEPASA, com numeração de UI9500 (Unidade Inoxidável 9500).

Fabricado em 1977 em Portugal, o Sorefame foi adquirido em solicitação pela FEPASA (Ferrovia Paulista Sociedade Anônima) em lote, com o afim de cumprir o então ramal de Jurubatuba. Mas os problemas começavam a complicar por meio de um consumo enorme de energia elétrica.
No entanto a RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima) que operava na Zona Leste de São Paulo se interessou na frota, pediu a FEPASA que cedesse pelo menos algumas unidades de início da frota UI9500, que logo ganharam posterior numeração de série 160.

Este é o Sorefame Eletro-Carro com fase RFFSA e numeração 160.

Os Eletro-Carros se encaixaram bem na Zona Leste, abandonando suas faixas vermelhas e ficando quase todo em inox, foi propagado como novos trens da Zona Leste.

Este é o Sorefame Eletro-Carro com fase inicial da CPTM.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) começou a assumir o comando de algumas linhas, as que hoje conhecemos como 7 Rubi, 10 Turquesa, 11 Coral e 12 Safira, até que ela resolvera assumir todas logo mais, incluindo as atuais 8 Diamante e 9 Esmeralda.

Este é o Sorefame adotando numeração de 5500 da CPTM.

A companhia tinha por meio de revisão geral em suas frotas, a reforma dos Eletro-Carros, logo se pôs em ação até mesmo aplicando o padrão metropolitano da companhia.

Este é o Sorefame série 5500 com o padrão metropolitano da CPTM.

Houve tempo que os TUE's precisavam voltar para a Linha 8 Diamante com intensão da CPTM de suprir as necessidades urbanas na Zona Oeste de São Paulo, mas por muitíssimo problemas técnicos os Sorefames foram deslocados de volta para a Zona Leste de São Paulo.

Mas para algumas unidades logo de começo de revisão geral, aconteceu uma modernização que acreditava-se que o trem português iria ser revitalizado de forma mais crucial. Sua máscara foi alterada pelas empresas Alstom, Bombardier e outras que ajudaram nos novos equipamentos internos, o salão de passageiros ganhou um tom leve e um padrão de Metrô.
Nasceu então a frota 5550, ou 5500 Fase 2.

Este é o Sorefame 5550 com padrão metropolitano da CPTM, vindo dos Sorefame série 5500.

Dinâmico, ágil, confortável e rápido, os série 5550 prestam serviços até os dias atuais na linha 12 Safira, considerados novos trens nascidos dos mais antigos.
Acredito eu que a frota 5550 ganhe o padrão atual da CPTM (vermelho).

Este é o Sorefame 5550 com o novo padrão da CPTM. Tentei imaginar ele com este padrão, então assim o fiz. Seria ótimo ve-lo em cores avermelhadas.

Já o restante da frota 5500, a CPTM tinha por meio de modernizar o restante, mas acabara deixando de mão por motivos que até não me recordo.
O jeito é então contar com a atual frota 5550, para que seja preservada a história do trem português.

Essa é mais uma postagem que dedico aos usuários que gostam da CPTM, aos admiradores e apreciadores dos trens da companhia e aos amantes ferroviários de todo o Brasil.
Logo irei postar mais desenhos meus dos trens urbanos e um pouco da história deles, a próxima postagem será do único trem da CPTM que era de Bitola Métrica e de Aço Carbono.
Não deixem de acompanhar o Blog!

DADOS TÉCNICOS DO SOREFAME
Estrutura: Aço Inox
Fabricante: Sorefame
Fabricação: 1977
Origem: Portugal
Ano de Operação: 1978
Portas: 8 por carro
Linhas Operadas: 8 Diamante, 9 Esmeralda, 11 Coral e 12 Safira
Linha Operando: 12 Safira
Composições: 4 carros, 6 carros, 8 carros e 12 carros

Um comentário: