sexta-feira, 26 de julho de 2013

TUE Cobrasma Francorail (Atual ER 900)

Olá, caros internautas!
Trago a vocês mais desenhos meus dos trens urbanos, dessa vez vamos ver um pouco do ER 900. Este que eu por mais engraçado que parecesse chamava de Santa Matilde G2.
História paulista, carioca e até mesmo mineira, veremos por que ele foi emprestado para São Paulo.
Vejamos então os desenhos aqui abaixo.

 Este é o Cobrasma Francorail série 900. Esteve em São Paulo por um certo período, mas ele e suas outras unidades foi devolvido ao Rio de Janeiro ainda estando na CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos).

Fabricados em 1980 eles deram início de operação no mesmo ano no Rio de Janeiro, mas com a falta de trens em São Paulo 10 TUEs foram emprestados a CBTU-SP. Em São Paulo ele foi propagado a melhoria de forças com a companhia no estado em espera dos TUE Mafersa série 700 até 1987, com a chegada completa dos Mafersa ele retornou para o Rio de Janeiro.
Apesar de algumas das falhas mecânicas ele teve um bom histórico de operação, mas em valor era um caso diferente:
Tanto no Rio quanto em São Paulo (principalmente no Rio) as pessoas costumavam viajar com portas abertas e até surfavam em cima dos TUEs.
Isso gerava mortes constantes, como pessoas que eram mortas torradas ao encostar nas fiações da rede aérea, outras pessoas cometiam a parvoice de se segurar nos pantógrafos (alimentadores-transferidores de energia elétrica). Só que outros acidentes típicos eram também frequentes, como colisões, falhas no sistema de freios e um extremo relaxo de manutenção. Isso com ele estando na RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima).

 Este é o Cobrasma Francorail em fase CBTU no Metrô de BH - Belo Horizonte - Minas Gerais, na época em Minas Gerais estava sendo inaugurado o metrô mineiro em categoria primária de Metrô de Superfície.

No caso estes TUEs foram meio que emprestados do Rio para Minas, mas a população mineira reclamava de certa forma constante pelas suas passagens de túneis que causava barulho no material, os problemas eletrônicos e a manutenção que não era certamente atualizada, sem tratar da má fama pra população devido a origem deste TUE. Mas o caos mineiro acabou graças a uma chegada de trens do mesmo consórcio, fazendo o ER 900 voltar para o seu local de origem.

 Este é o Cobrasma Francorail ER 900 na Flumitrens(RJ), sendo modernizado nesta mesma companhia ele ganhou esta modernização, notável pela alteração na máscara. Adotou também a série ER 9000 usada até os dias de hoje.

Os acidentes foram diminuindo, mas a falta de manutenção era um tanto constante. Notava-se que mesmo com tal modernização, apenas na Supervia tiveram maior esperança de recuperação completa da frota, instalando Ar Condicionado, revitalizando as partes elétricas e o salão de passageiros.

Este é o Cobrasma Francorail série ER 9000 na Supervia(RJ), ele estaria assim nos dias de hoje.

Essa é mais uma postagem que dedico aos usuários que gostam da CPTM, aos admiradores e apreciadores dos trens da companhia e aos amantes ferroviários de todo o Brasil.
Logo irei postar mais desenhos meus, a próxima postagem irá tratar do Cobrasma de Minas Gerais, o atual Metrô BH (Metrô Minas), pesquisas serão realizadas para que eu enfim possa realizar tal postagem.
Acompanhem o blog!

DADOS TÉCNICOS DO COBRASMA FRANCORAIL 900


Estrutura: Aço Inox
Fabricante: CCTU Cobrasma Francorail
Fabricação: 1980
Origem: Brasil
Ano de Operação: 1980
Portas: 8 por carro
Composições: 4 carros e 8 carros

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