sábado, 27 de setembro de 2014

TUE Alstom Milênio (Atual série E do Metrô SP)

Olá, queridíssimos amantes ferroviários e internautas de todo o Brasil!
Trago a vocês desenhos de um trem que chegou para arrebentar no Metrô de São Paulo, o Alstom Milênio Frota E!
Seu curto e ótimo trajeto conta a história de um trem notório e muito bonito, este que fez parte de um projeto passado para a CPTM.
Bom, vamos logo conhecer a sua história e ver os desenhos abaixo.

Este é o Alstom Milênio, sua fase metropolitana é dada desde o começo de sua história

Fabricado em 1999, o Alstom Milênio é notório por ser um trem que foi modelo de um concurso que tinha como objetivo nomear o novo metrô de antes dos anos 2000, o vencedor do concurso o nomeou de Milênio.
A ideia de fabricação do Milênio surgiu da Alstom, assim que a Mafersa já havia sido liquidada, no início da década de 1990, o Metrô conseguiu a liberação para extender a linha Leste-Oeste (atual Linha 3 Vermelha), então foi necessário solicitar um lote de mais 22 TUEs. Mas o plano foi suspenso, não seriam mais 22 trens, mas 11 trens construídos pela Alstom. A ideia mesmo no caso, seria extender a distância partindo de Itaquera, de forma que ele chegasse até Guaianazes. No entanto, esta ideia foi mesmo suspensa, o trecho entre Itaquera e Guaianazes foi construído, mas quem opera é a CPTM.

O Alstom Milênio foi posto nos trilhos bem no início dos anos 2000 na Linha 3 Vermelha, mas havia uma falta de trens na Linha 2 Verde. A frota foi passada a operar nesta linha por um determinado tempo, até que o Metrô adquirisse mais trens novos, fazendo com que pelo menos duas unidades (Atuais E10 e E11) voltassem para a Linha 3 Vermelha. Hoje ele circula livremente pela Linha 1 Azul.

Sua numeração antiga era partindo de 348, dando continuidade das frotas existentes da Cobrasma e da falida Mafersa, depois de mais um tempo, ele adotou a numeração partida de 201. Após as compras dos trens da Frota H, os trens do Metrô, inclusive o Milênio, tiveram uma alteração serial, de 201 ele passou a ser conhecido como Frota E do Metrô de São Paulo.

Esta é mais uma postágem que dedico aos usuários que gostam dos trens da CPTM, Metrô e outras companhias e aos amantes ferroviários de todo o Brasil.
A próxima postágem tratará do Alstom Metropolis da Frota F do Metrô SP, cujo o trem é operado se alimentando de catenárias. Os desenhos e as histórias dele serão exibidos aqui no blog. Vão perder? O Metrô de São Paulo vive em nosso blog também! Então, não parem de acompanhar!

DADOS TÉCNICOS DO TREM ALSTOM MILÊNIO FROTA E
Bitola (M): 1,60
Estrutura: Aço Inox
Fabricante: Alstom
Fabricação: 1999
Orígem: Brasil
Alimentação: Terceiro Trilho
Formação: 6 carros
Portas: 8 por carro
Linhas Operadas: 3 Vermelha
Linhas Operando: 1 Azul, 2 Verde e 3 Vermelha
Unidades: 11 composições

5 comentários:

  1. Oi amigo, grande trabalho com os desenhos de metros. Deixa te perguntar, você tem fotos da suspensão dos metros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da suspensão não sei informar no momento, mas posso correr atrás de mais imagens de ângulos

      Excluir
    2. Ei!! Não Fará o Desenho da Série 2500 da CPTM (Eu Não Estou Cobrando de Você)?!!

      Excluir
    3. (Paul Stippe)
      Sim, irei postar com certeza

      Excluir