quarta-feira, 29 de agosto de 2018

TUE Alstom Metropolis (Atual série 500 fase 1 do ViaMobilidade)

Olá, caríssimos amantes ferroviários!
Finalmente chego ao blog para postar mais desenhos, em especial, demorou muito para publicar, mas desta vez vocês verão em desenho o Alstom Metropolis Frota 500!
Dinâmico, moderno, o  primeiro Metropolis da Alstom fez parte de um "rolo" entre a CPTM e o Metrô, assunto que será relembrado, pois envolvia trens da série E e 2000.
Bom, vamos apreciar o desenho abaixo :)

Este é o Altom Metropolis Frota 500 do Via Mobilidade (antigo Frota F do Metrô SP), o primeiro Metropolis dos TUEs de São Paulo
E o último com padrão metropolitano da EMTU. Logo, o nome Metropolis

Fabricado em 2002, o Alstom Metropolis foi o último da frota a adotar o padrão metropolitano da EMTU, sendo ele da atual série 500 Fase 1 da ViaMobilidade e antigo série F da CMSP (Companhia do Metropolitano de São Paulo).
É o primeiro trem do Metrô de São Paulo a obter Ar-Condicionado, além de receber notificadores de estação, câmeras de vigilância, falas automáticas, portas largas, piso em uma estética polímera e é o único do Metrô-SP com assentos estofados.
Bitola larga/internacional de 1,435m, é o primeiro metrô de São Paulo a ser alimentado via pantógrafos e é rico em tudo que há de mais moderno desde sua época de fabricação.
Atualmente, ele opera na Linha 5 Lilás do Metrô de São Paulo, chegou a fazer parte de um "rolo" entre a CPTM e o Metrô.

Antes, a Linha 5 Lilás era chamada em projeto de Linha G, sendo ela pertencente à CPTM no início.
O Metrô era responsável pelo trecho entre Barra-Funda à Guaianazes (podemos perceber de Itaquera até Guaianazes na Linha 11 Coral, padrões usados no Metrô que incluíam os túneis, estações, vias e plataformas de emergência).
Como o projeto do Metrô de ligar os distritos Lapa e Guaianazes não prosseguiu, o trecho de Itaquera e Guaianazes foi passado para a CPTM. Nisso, a Linha G foi passada para o Metrô, que adotou o nome de Linha 5 Lilás.
A linha 5 liga os distritos Capão Redondo à estação Eucaliptos. A ideia é ligar a estação Chácara Klabin da Linha 2 Verde, que já está em prática de integração, ainda este ano as estações faltantes deverão ser entregues.
Atualmente, a Linha 5 Lilás é administrada pela privada ViaMobilidade, o que explica a mudança de séries dos trens das frotas F e P para 500 fases 1 e 2.
A Frota 500 fase 1 que contem apenas 8 unidades com seis carros não ia suprir as necessidades sozinha, pois com o crescimento da linha, precisava de uma frota a mais para desafogar pelo menos parte da lotação já existente na região. Em uma postagem, irei explicar mais detalhes sobre o TUE Frota P, que posteriormente é conhecido como 500 fase 2 da ViaMobilidade.

Este é o Alstom Metropolis série 500 fase 1

Ele esteve perdendo o padrão do Metrô SP aos poucos, tanto que, a série F é apenas estética.

Esta é mais uma postagem que dedico aos usuários que gostam dos trens da CPTM,  Metrô e outras companhias, e aos amantes ferroviários de todo o Brasil.
A próxima postagem será sobre o TUE Frota G do Metrô de São Paulo, um ícone que até hoje faz sucesso com todos que o operam e usam.
Agora virei com várias publicações, então não deixem de acompanhar o blog!

DADOS TÉCNICOS DO TREM ALSTOM METROPOLIS FROTA F
Bitola (M): 1,435
Estrutura da Caixa: Aço Inox
Fabricante: Alstom
Fabricação: 2002
Origem: Brasil
Alimentação: Catenária
Formação: 6 carros
Portas: 8 por carro
Linha de Operação: 5 Lilás
Unidades: 8 composições

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