quinta-feira, 30 de agosto de 2018

TUE Caf (Atual série 500 fase 2 do ViaMobilidade)

Olá, caros amantes ferroviários!
Como prometido, irei mostrar o desenho de um trem que é logo o mais original esteticamente e que por isso se tornou um dos mais famosos, o Caf Frota 500 fase 2!
O então conhecido como Caf "Bolinha" é operado em conjunto ao Frota F na Linha 5 Lilás e é um dos mais modernos de São Paulo.
Bom, vejam o desenho e conheça-o. ;)

Este é o Caf quando pertencia ao Metrô SP, obedecendo a série P

Fabricado em 2013, o Caf "Bolinha" (também conhecido como série 500 fase 2 até hoje) atendeu os usuários na Linha 5 Lilás em conjunto com o Alstom Metropolis série 500-1 e já vem com o sistema CBTC (na sigla original Communications-Based Train Control, que significa Controle de Trens Baseado em Comunicação), que é necessário para controlar o tráfego dos trens na linha, pois deverão existir ao todo pelo menos 15 estações; ligando Capão Redondo à Chácara Klabin (Linha 2 Verde), além de passar pela Santa Cruz (Linha 1 Azul).

Para seguir junto do Caf "Bolinha", o TUE 500-1 precisou ser equipado com o sistema CBTC e só iria circular ao todo quanto todas as unidades fossem equipadas. Então, atualmente ambas as séries circulam na Linha 5 Lilás, com o afim de desafogar as lotações regionais e referentes a outras linhas até próximas (como a Linha 1 Azul e a Linha 2 Verde).

Este é o Caf em seu padrão posterior, sendo o atual 500 fase 2 da ViaMobilidade

O Caf série 500-2 é rico em detalhes que esteticamente parecem ser de outro mundo, além do apelido "Bolinha" devido a sua máscara com detalhes circunferentes.
Caixa de aço inox, cabine moderníssima, piso polímero, monitores de posição, indicadores de estações, falas automáticas, ar-condicionado, câmeras de vigilância, portas largas e salão contínuo.
Logo, ele vem com tudo que há de mais moderno em um trem, proporcionando qualidade, conforto e segurança aos usuários e ao operador.
Esta é mais uma postagem que dedico aos usuários que gostam dos trens da CPTM, do Metrô e de outras companhias e a todos os amantes ferroviários de todo o Brasil.
A próxima publicação será sobre o tão esperado Hyundai Rotem XG da Via Quatro, o mais moderno de São Paulo (que fica em segundo com o Frota M) que se tornou famoso por ser o primeiro Driverless nacional (que não necessita de operador nos trens).
Então não deixem de acompanhar o blog!

DADOS TÉCNICOS DO TUE SÉRIE 500 FASE 2
Bitola (M): 1,435
Estrutura: Aço Inox
Fabricante: Caf
Fabricação: 2013
Origem: Brasil
Alimentação: Catenária
Formação: 6 carros em padrão único
Portas: 8 por carro
Linha de Operação: 5 Lilás
Unidades: 26 composições

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