sábado, 1 de setembro de 2018

TUE Mafersa Villares (Atual série 1000 do Metrô Rio)

Olá, caríssimos amantes de trem do Brasil!
Prometendo e cumprindo, venho postar desenhos de um trem que começou fazendo história no metrô carioca, o Mafersa série 1000!
Assim como os trens do metrô paulista, ele veio com tudo que havia de mais moderno desde sua época de construção, onde sua linha operacional levava quase uma década para começar a funcionar.
Vejamos os desenhos e alguma continuação do metrô carioca. ;)

Este é o Mafersa Villares série 1000 do Metrô Rio em seu padrão de origem, a história do metrô carioca começou com ele na prática.

Fabricado em 1979 pela Mafersa em São Paulo, o Mafersa série 1000 chegou ao Rio com toda uma variação de equipamentos, que incluíam sistema de freios a disco, comunicação ágil, mecanismos de emergência, espaço, piso de borracha, assentos com uma formação diferenciada e é o primeiro no país a ter portas largas e caixa diagonalizada.
Sua agilidade e velocidade, chegara a alcançar a confiança dos usuários por longos anos de operação, tendo recordações aos montes e sempre foi um dos trens mais guerreiros da história metroviária do Brasil. Ele contou também com equipamentos da Villares, por isso as vezes ele é chamado de Mafersa Villares originalmente.

Este é o Mafersa Villares série 1000 do Metrô Rio em seu segundo padrão nos anos 90

Este é o Mafersa Villares série 1000 do Metrô Rio em seu padrão atual. Hoje ele também é conhecido como Alstom série 1000 da metrovia carioca.

Atualmente ele é conhecido também como Alstom série 1000 do Metrô Rio, pois com o fim da Mafersa, a Alstom assume toda a sua manutenção mecânica e elétrica.
Tirando a estética interna e externa, o Mafersa série 1000 é todo um trem similar ao metrô paulista.
As obras das linhas do Metrô Rio começaram em 1970 e só em 1979 ela começou a operar. Os trens chegaram com seis carros, padrão usado até hoje na companhia, assim como no Metrô SP.
Até hoje, ele opera em conjunto do seu sucessor, o Mafersa série 2000, além de operar também junto de um Caf de série 4000. Nas próximas publicações irei tratar sobre ele.

Esta é mais uma postagem que dedico de coração aos usuários que gostam dos trens da CPTM, Metrô e outras companhias e aos amantes ferroviários de todo o Brasil.
Depois de muito tempo e vários pedidos, irei postar sobre o trem que pra mim é o original da Trensurb, companhia que opera no metrô de Porto Alegre - RS e é o primeiro que posto desenhando no Youtube.
Assista clicando aqui.
Continuem acompanhando o blog!

DADOS TÉCNICOS DO MAFERSA VILLARES
Bitola (M): 1,60
Estrutura da Caixa: Aço Inox
Fabricante: Mafersa
Fabricação: 1979
Origem: Brasil
Alimentação: Terceiro Trilho
Formação: 6 carros
Portas: 6 por carro
Unidades: a buscar

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