quarta-feira, 5 de setembro de 2018

TUE Nippon Sharyo (Atual série ER 500)

Olá, meus queridos e estimados amantes de trem!
Venho apresentar, alguns desenhos do trem japonês que usei como base para criar o série 100 da Trensurb, o Nippon Shatyo ER 500!
Até hoje ele circula no Rio de Janeiro e faz história de como a ferrovia carioca necessitava de uma mudança definitiva e positiva, pois suas empresas responsáveis sofriam por causa de muitas atitudes fuleiras vindas dos usuários.
Enfim, vamos apreciar os desenhos. ;)

Este é o Nippon Sharyo ER 500 da RFFSA. Notem que o estilo do pantógrafo é antigo

Fabricado em 1977 no Japão, o Nippon Sharyo ER 500 foi como parte de uma tentativa de solucionar os vários problemas ocorridos nas linhas de trem suburbano, administradas pela RFFSA, que se encontravam em situações precárias devido a falta de manutenção, abuso de segurança por meio dos usuários e vários acidentes.
Foi em 1978 que este trem começou a operar.
Ele chegou originalmente com o salão contínuo (também chamado de acesso gangway), que anos depois foi alterado, tirando então a acessibilidade entre os carros, com a intenção de que os policiais pudessem apreender vendedores ambulantes com mais facilidade. Nisso, os ER 500 foram apelidados de "Caixotão".

Este é o Nippon Sharyo ER 500 da Flumitrens

No curto prazo da Flumitrens, eles não tiveram modernização ou atualização, na CBTU em 1984 ele se encontrava todo em aço inox; sem nenhum padrão adesivo, quando perdeu o "acesso gangway".
Foi na Supervia que ele começou a ser mais atualizado; com ajuda do consórcio MPE-CCC, eles receberam um novo padrão visual, alguns receberam até mesmo ar-condicionado por meio de 2012 (unidades 509, 512 e 526), onde possuem 5 carros por composição.
A formação de toda a série se variou de 3, 4, 5, 6 e até 8 carros por trem, alguns deles ainda foram transformados em carro-escola.

Este é o Nippon Sharyo ER 500 da Supervia. Só nesta companhia ele começou a ser mais atualizado

O futuro era incerto, assim como o fim das atividades, pois era projetado para finalizar-se em 2020. Mas com a necessidade de novos trens e a chegada de trens mais baratos e modernos, talvez a série ER 500 deixe de existir antes do planejado.

Esta é mais uma postagem que dedico aos usuários que gostam dos trens da CPTM, Metrô e outras companhias e aos amantes ferroviários de todo o Brasil.
Posso dizer que atualmente, postei todo o acervo contido em desenhos, então, irei em busca de mais TUEs do nosso Brasil. Como por exemplo, o Metrô de Salvador, a CBTU de Maceió, o Trem Chinês da Supervia e possivelmente e brevemente alguns internacionais.
Logo logo voltarei com mais desenhos e histórias, não se esqueçam de acompanhar o blog!

DADOS TÉCNICOS DO NIPPON SHARYO ER 500
Estrutura: Aço Inox
Fabricante: Nippon Sharyo
Fabricação: 1977
Origem: Japão
Ano de Operação: 1978
Portas: 8 por carro
Formação: Variada entre 3 e até 8 carros

2 comentários: